5 Dicas Para Otimizar As Suas Imagens: Confira O Passo A Passo

Tempo de leitura: 7 minutos

Confira 5 Dicas Para Otimizar As Suas Imagens, a fim de aparece bem ranqueado nos resultados de buscas; mas, principalmente, de ser encontrado pelo seu potencial cliente!

Leia este artigo até o fim e saiba como gerar tráfego orgânico (gratuito) e qualificado (usuários que estejam interessados nas suas imagens e nos seus serviços fotográficos) para o seu site.

Neste post, listarei 5 Dicas Para Otimizar As Suas Imagens:

  • Como comprimir e salvar as suas imagens (extensões de Arquivo);
  • Como fazer a descrição das suas fotos, com o uso de palavras-chaves;
  • 6 plataformas e 5 Plug-ins de Compressão de Imagens;
  • 3 Ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site;
  • Como escrever um texto otimizado para os mecanismos de busca.

 

Confira 5 dicas para otimizar as suas imagens 

1. Extensões de arquivo

O primeiro passo para uma boa otimização é salvar as suas imagens no Photoshop, por meio da opção Salvar para Web” (Alt + Shift + Ctrl + S – atalho da ferramenta).

Ao salvar suas imagens, opte pela extensão de arquivo mais indicada, de acordo com as suas necessidades:

1. JPG (Joint Photographic Experts Group): extensão mais adequada para a compressão de fotos digitais, também é indicada para fotografias e imagens detalhadas e que contenham muitas cores. Ao optar pelo JPG, marque as seguintes opções: “muito alta, otimizado”, como mostrado abaixo;

2. PNG (Portable Network Graphics): extensão mais indicada para gráficos, animações, desenhos e imagens com fundo transparente. A qualidade da imagem é definida pela quantidade de cores, portanto, quanto menos matizes, menor a qualidade e o tamanho do arquivo. Ao optar pelo PNG, selecione a opção PNG-24 (compressão sem perda de qualidade, porém, é mais pesado que o JPG e o PNG-8), já que o PNG-8 apresenta grande perda de resolução.

2. Otimize As Suas Imagens Para Os Mecanismos De Busca, Com O Uso De Palavras-Chaves 

Após gravar as suas fotos, faça uma breve descrição, com o uso de palavras-chaves cauda longa (de 4 a 8 palavras específicas/descritivas). Para tal, pense como faria a busca desta imagem, depois as salve com estes termos separando-os com hífen, por ex, desfile-de-7-de-setembro-em-Campinas.

Você também pode escolher as palavras-chaves para as suas imagens, com o auxílio das ferramentas: KeywordPlanner (plataforma do Google) e o Ubersuggest (ambas sugerem palavras, a partir de termos genéricos digitados por você e também indica a média de pesquisas mensais e a concorrência para cada vocábulo).

O uso de palavras-chaves cauda longa apresenta taxas de conversão maiores, apesar do menor volume de buscas, uma vez que o usuário já faz a pesquisa direcionada a uma necessidade específica.

Ademais à breve descrição das suas imagens, adicione um texto alternativo, se possível com uma variação da palavra-chave cauda longa (por ex, Parada-dia-da-Independência), a fim de ajudar na indexação destas pelos mecanismos de busca, quando a foto não carregar.

G de Gênio, G de Genesis

Gostando de 5 Dicas Para Otimizar As Suas Imagens?

Continue lendo e confira mais 3 dicas para otimizar as suas imagens!

  • 6 plataformas e 5 Plug-ins de Compressão de Imagens;
  • 3 Ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site;
  • Como escrever um texto otimizado para os mecanismos de busca.

3. Comprima As Suas Imagens Utilizando Plug-Ins Gratuitos 

Para além do Photoshop, você também pode comprimir as suas imagens, com o auxílio dos plug-ins, para WordPress: W3 Total Cache, WP Fastest Cache, Kraken, TinyPNG e WP Smush ou dos seguintes softwares:

4 Plataformas de compactação Gratuitas para JPG:

Kraken.io: a plataforma permite a compressão com e sem perda de qualidade da imagem;

JPEGmini: a ferramenta além de comprimir as imagens, possibilita o cotejamento entre o arquivo original e o compactado antes de fazer o download da efígie;

*As plataformas citadas acima possuem versões pagas, as quais permitem o redimensionamento e armazenamento na nuvem (Kraken) e integração ao Adobe Lightroom (JPEGmini).

2 Plataformas de compactação Gratuita para PNG

Compress PNG e TinyPNG (plataforma que utilizo): ambas as ferramentas compactam até 20 arquivos simultaneamente e também comprimem os formatos JPG e PDF (CompressPNG) e JPG (TinyPNG);

Obs.: Faça o upload das suas imagens já no tamanho que deseja, evitando assim o redimensionamento das fotos. Caso deseje carregar o arquivo com qualidade máxima, opte por efígie de miniatura ou por tamanhos menores que o original, os quais podem ser ampliados pelo usuário.

4. Teste A Velocidade De Carregamento Do Seu Site 

Minifique (tornar os arquivos mais leves) a compactação da CSS, do JavaScript e do HTML. Para realizar a minificação (ação que gera uma redução do tamanho do arquivo de 20% a 30%, na maioria das vezes), use a ferramenta Minifycode ou os plug-ins AutoptimizeBetter WordPress Minify e W3 Total Cache (para usuários da plataforma WordPress).

Após seguir os passos das etapas anteriores, chegou a hora de analisar a velocidade da sua página e a dos seus concorrentes também. Para tal, use a plataforma GTmetrix:  a ferramenta gera duas notas, uma calcada no PageSpeed Insights, do Google, e outra, no YSlow, projeto baseado nas regras do Yahoo.

Já as ferramentas WebPageTest e Pingdom, além de medirem a velocidade, também indicam quais os arquivos demoram mais para carregar.

Todas estas ações visam o rápido carregamento do seu site, uma vez que uma pesquisa realizada pela Kissmetrics indicou que sítios que não carregam em até 3 segundos são abandonados precocemente, por 40% dos usuários e um levantamento da Econsultancy revelou que 88% dos internautas que acessam um portal lento são menos propensos a comprar desta empresa.

Tais fatores podem gerar queda nas conversões (ação que deseja que o usuário realize, por ex, cadastro de e-mail, assinatura da newsletter), mas, principalmente, a perda de uma potencial venda e de um futuro cliente.

5. Otimize O Seu Texto

E, por fim, escreva um post (relacionado às fotos), para facilitar a indexação das suas efígies, uma vez que os mecanismos de buscas não leem imagens, mas apenas textos, como já foi dito anteriormente.

Seu post deve ter, no mínimo, 300 palavras e ser dividido em parágrafos de, no máximo, 6 linhas (composto de frases curtas) e com o alinhamento do texto  à esquerda, a fim de  facilitar a leitura do texto pelo internauta; mas, principalmente, de oferecer  uma boa experiência ao usuário e, assim, engajá-lo.

Para tal, conte um pouco da sua história, do que te levou a optar pela Fotografia, a fim de tocá-lo e, assim, criar uma conexão emocional com o leitor; ademais, descreva o seu processo de criação (insights que teve, referências), o local, em que foram tiradas as imagens; os bastidores e, por fim, publique o depoimento dos clientes que te contrataram (prova social da qualidade do seu trabalho), etc.

O Que Monet Pode Nos Ensinar Sobre O Poder Da Luz

Conclusão de 5 dicas para otimizar as suas imagens: confira o passo a passo

Em suma, as 5 dicas para otimizar as suas imagens são fundamentais para seu site estar bem posicionado perante os mecanismos de buscas, como o Google; gerar tráfego orgânico (gratuito) para o seu sítio, mas, principalmente, para ser encontrado por potenciais clientes e, posteriormente, fidelizá-los.

Já se imaginou fazendo parte da história das pessoas e transformando suas vidas, seja fotografando o casamento, o aniversário de 1 ano do primeiro filho, a inauguração de um empreendimento, o primeiro vernissage, etc?

Posso ajudá-lo nessa missão de vida. Clique Aqui!

 

Shares 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *