Veja Como Eram Produzidas E Editadas As Fotos Analógicas

Tempo de leitura: 2 minutos

A série francesa  Contatos Fotográficos mostra as diferentes vertentes da Fotografia, desde a conceitual-artística até a “marginal”, perpassando, pela obra de artistas consagrados, tais como Hiroshi Sugimoto (1948), fotógrafo japonês, conhecido por sua habilidade técnica e, principalmente, por seu trabalho conceitual – e Henri Cartier-Bresson (1908 – 2004), fotógrafo francês, considerado um dos maiores fotojornalistas do século XX e criador da cooperativa fotográfica Magnum.

Contatos Fotográficos

O fio condutor de Contatos Fotográficos (série produzida pelo Centro Nacional de Cinematografia Francês (órgão público dedicado à conservação e difusão da Fotografia), são as folhas de contato ou as folhas de prova (lâmina impressa com todos os negativos do filme fotográfico em miniatura), já que os fotógrafos narram em primeira pessoa e revelam, a partir dos negativos, os segredos da sua Arte, por meio da exibição do seu processo de criação e da obra em si.

Genesis

A cada episódio, é mostrado o trabalho de um artista, dentre os quais, destaco a criação artística do francês Robert Doisneau (1912 – 1994), autor de O Beijo do Hotel de Ville – aclamado um dos cartões-postais de Paris – e considerado um dos maiores nomes da história da Fotografia.

Essencialmente analógica, Contatos Fotográficos resgata e faz uma homenagem à Produção Fotográfica Clássica e aos fotógrafos, os quais elevaram a Fotografia ao status de Arte.

Quanto vale uma imagem

Sobre Robert Doisneau

Robert Doisneau (1912 – 1994), considerado um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, notabilizou-se por retratar a Paris do século XX e seus habitantes. Fotografou tanto artistas consagrados, como Picasso, quanto pessoas comuns, como os moradores do subúrbio parisiense em frente à Mona Lisa, no museu do Louvre.

Algumas das suas imagens se tornaram icônicas, como O Beijo do Hotel de Ville, seu Magnum Opus – melhor ou mais popular obra. Tal efígie remete à fotografia Dia de VJ na Times Square, de Alfred Eisenstaedt (clicada em 14 de agosto de 1945, logo após o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial, feito por Harry S. Truman, presidente norte-americano).

Autor de diversos livros, Robert Doisneau  foi premiado com importantes lauréis, tais como: o Grand Prix National de la Photographie, em 1983 e o Prêmio Kodak, em 1947. Sua trajetória foi mostrada no longa Bonjour Monsieur Doisneau, de Sabine Azéma.

7 Imagens Que Marcaram Época

O Beijo do Hotel de Ville Contatos Fotográficos

Contatos Fotográficos 

Onde assistir: Net 56, Claro TV 56, Oi TV 76, GVT 83, Vivo TV 103

Curtiu Veja Como Eram Produzidas E Editadas As Fotos Analógicas? Compartilhe o blog  Da imagem à poesia, num click!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

Summary
Veja Como Eram Produzidas E Editadas As Fotos Analógicas
Article Name
Veja Como Eram Produzidas E Editadas As Fotos Analógicas
Description
Na série francesa "Contatos Fotográficos", os fotógrafos revelam os segredos da sua Arte, por meio da exibição do seu processo de criação e da obra em si.
Author
Publisher Name
Bel Young
Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *