Sumário
Confira lições imperdíveis sobre a arte de Fotografar ao assistir a 6 filmes sobre Fotografia!
Portfólio de Bel Young
Confira 6 Filmes Sobre Fotografia Que Você Não Pode Deixar De Ver!
1. O Sal da Terra
Ao observar a natureza destruída da fazenda de sua família reflorescer, Sebastião Salgado sentiu o desejo de retratar locais intocados.
E, assim, apresentar um novo planeta. Esta foi a força motriz, por trás do Projeto Genesis, retratada no documentário O Sal da Terra, filme de Juliano Salgado e de Win Wenders.
A película mostra os bastidores do Projeto Genesis, bem como a defesa em prol da conservação ambiental, realizada pelo Instituto Terra, instituição criada por Salgado e por Lélia (mulher do fotógrafo).
O Sal da Terra foi indicado ao Oscar 2015, de melhor documentário.
E ademais, recebeu o Prêmio Especial na mostra Un Certain Regard, no Festival Cannes, de 2014.
Curiosidades: Juliano Salgado realizou O Sal da Terra, com o objetivo, premente, de conhecer e de entender o universo de Sebastião Salgado (seu pai), para ele, um super-herói.
Tal fato levou Sebastião a dizer que o filme, na verdade, era sobre Juliano e, não, sobre ele.
Direção: Juliano Salgado e Win Wenders
Gênero: documentário
Produção: Brasil, França e Itália
Ano: 2014
Duração: 110 minutos
G de Genesis, G de Gênio
2. Mil vezes Boa Noite
Mil vezes Boa Noite reflete sobre a linha tênue entre a reportagem de denúncia e o sensacionalismo barato, ao se debruçar sobre as verdadeiras motivações de um repórter de guerra, quais sejam: a conscientização do observador ou a emoção pela emoção apenas.
Ademais, pondera sobre o papel da mulher no Fotojornalismo, ao dar protagonismo à fotógrafa de guerra, Rebecca (Juliette Binoche).
Com tal recorte, Mil vezes Boa Noite, deixa-nos uma pergunta: será que realmente avançamos nas questões de gênero, uma vez que alguns dos conflitos enfrentados por Rebecca e por sua família advêm de suas escolhas profissionais, porém, tais problemas não são enfrentados por homens, com a mesma magnitude.
Direção: Erik Poppe
Produção: Irlanda, Noruega e Suécia
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 117 minutos
Revelando a Fotografia Analógica
3. Repórteres de guerra (Clube do Bang Bang)
O filme Repórteres de guerra (Clube do Bang Bang) – baseado no livro autobiográfico The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War, de Greg Marinovich e João Silva -, retrata o dia a dia de 4 fotojornalistas (João Silva, Ken Oosterbroek, Kevin Carter e Greg Marinovich), durante a transição do Apartheid (regime de segregação racial sul-africano vigente, desde 1948), para a Democracia, em 1994, com as primeiras eleições democratas da história do país, vencidas por Nelson Mandela.
Curiosidades: Greg Marinovich e Kevin Carter ganharam o Prêmio Pulitzer (comenda criada por Joseph Pulitzer, em 1917, no escopo de premiar a excelência no Jornalismo, na Literatura e na Música), em 1991 e 1994, respectivamente.
Direção: Steven Silver
Produção: Canadá/África do Sul
Ano: 2010
Gênero: documentário
Duração: 113 minutos
Confira Mais 4 Filmes Sobre Fotografia Que Você Precisa Assistir!
Eu Não Sou a Tua Princesa
A diretora de Eu Não Sou a Tua Princesa, Eva Ionesco, retrata o período, em que ela, uma pré-adolescente, foi fotografada em poses eróticas, por sua mãe, a fotógrafa romena Irina Ionesco.
Ademais, Eva leva o espectador a refletir sobre a linha tênue entre a Arte e a ética, a exploração e a sexualização precoce de crianças e adolescentes.
Curiosidades: Eva Ionesco foi criada pela família do designer de sapatos de luxo, Christian Louboutin.
Direção: Eva Ionesco
Produção: França
Ano: 2011
Gênero: drama
Duração: 105 minutos
Continue lendo e veja mais 2 filmes sobre Fotografia…
5. Revelando Sebastião Salgado
O documentário dirigido por Betse de Paula, narra a trajetória do fotógrafo, desde a infância até o estrelato, perpassando pelos bastidores do Projeto Genesis.
Em Revelando, Sebastião Salgado mostra, por meio de entrevistas, o seu processo de criação, desde a captura, até a edição de imagens.
Revelando Sebastião Salgado recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Gramado, além do troféu de melhor direção no Festival Internacional de Cinema Documental do Uruguai, ambos em 2013.
Curiosidades: o roteiro de Revelando Sebastião Salgado foi coassinado por Juliano Salgado, filho do fotógrafo.
Direção: Betse de Paula
Produção: Brasil
Ano: 2013
Gênero: documentário
Duração: 75 minutos
Veja Como Eram Produzidas E Editadas As Fotos Analógicas
6. Thomas Farkas, Brasileiro
A trajetória do fotógrafo Thomas Farkas – fundador da Galeria Fotográfica Fotóptica, a primeira do Brasil, e integrante do Foto Cine Clube Bandeirante -, foi retratada no curta-metragem Thomas Farkas, Brasileiro (2004), de Walter Lima Jr.
O Curta, roteirizado e dirigido por Walter Lima Jr., traça um perfil de um dos mais importantes fotógrafos brasileiros e um dos expoentes na história do documentário brasileiro.
Curiosidades: o curta-metragem Thomas Farkas, Brasileiro teve direção de fotografia, de Pedro Farkas, filho do fotógrafo, e de Walter Carvalho.
Direção: Walter Lima Jr.
Produção: Brasil
Ano: 2004
Gênero: documentário
Duração: 15 minutos
E você, o o que achou dos 6 filmes sobre Fotografia listados por mim?
Quais outros filmes sobre Fotografia, você citaria?
Deixe o seu comentário!
Portfólio de Bel Young
Curtiu 6 Filmes Sobre Fotografia Que Você Não Pode Deixar De Ver! Compartilhe!
Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.