Sumário
Leia este artigo e saiba como gerar tráfego gratuito e qualificado para o seu site, a fim de aparecer bem ranqueado nos resultados de buscas; mas, principalmente, de ser encontrado pelo seu potencial cliente (usuários que estejam interessados nos seus produtos e/ou serviços)!
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Então, vamos ao Passo a Passo?
Veja a estrutura de um post otimizado para os mecanismos de busca!
1. Título
Crie um título com 5 a 7 vocábulos (55 a 65 caracteres, com espaço) e que contenha a palavra-chave ou uma variação dela.
2. URL
A URL (link abaixo do título) deve ser amigável. Para tanto, edite-a com o uso de palavras-chaves (estas devem estar o mais próximo possível do início).
Ademais, a URL deve ser curta (95 caracteres, segundo o Google), ser separada por hifens, não conter números e nem preposições.
Vale lembrar que a URL deve ter relação com o título da publicação.
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3. Meta Descrição
Escreva uma meta descrição (texto descritivo, porém, resumido do seu post) instigante, a fim de estimular o internauta a clicar o seu link, por meio de uma chamada para ação (como “confira”, “veja”, “reflita” e, assim, por diante), já que tal tática aumenta a taxa de cliques.
A sua Meta Descrição deve ter, por volta, de 20 palavras (150 caracteres, com espaço). Vale lembrar que é fundamental usar palavras-chaves também na sua descrição.
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4. Primeiro Parágrafo e Cabeçalho
Escreva o primeiro parágrafo e os cabeçalhos (H2, H3 – separados por subtítulos) com a palavra-chave e/ou uma variação desta.
5. Links
Adicione links externos e internos (conteúdos relacionados ao tema tratado no seu post. Tal tática gera valor ao usuário, já que ele poderá se aprofundar em um determinado tópico. Mas, principalmente, aumenta o tempo de permanência, o que é um fator de ranqueamento do Google).
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6. Imagens
Use conteúdo imagético em seu texto, pois uma pesquisa realizada, pela empresa de análise de tráfego, Chartbeat, indicou que a maioria das pessoas rola o artigo até o fim quando há imagens, gifs e vídeos no post.
Comprima As Suas Imagens
Para além do Photoshop, você também pode comprimir as suas imagens, com o auxílio dos plug-ins, para WordPress: Kraken, TinyPNG e WP Smush e com as seguintes plataformas de compactação Gratuitas:
Kraken.io: a plataforma permite a compressão com e sem perda de qualidade da imagem;
JPEGmini: a ferramenta além de comprimir as imagens, possibilita o cotejamento entre o arquivo original e o compactado antes de fazer o download da efígie;
*As plataformas citadas acima possuem versões pagas, as quais permitem o redimensionamento e armazenamento na nuvem (Kraken) e integração ao Adobe Lightroom (JPEGmini).
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Obs.: Faça o upload das suas imagens já no tamanho que deseja, evitando assim o redimensionamento das fotos.
Caso deseje carregar o arquivo com qualidade máxima, opte por efígie de miniatura ou por tamanhos menores que o original, os quais podem ser ampliados pelo usuário.
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7. Otimize as Imagens Do Seu Site Para Os Mecanismos De Busca Com O Uso De Palavras-Chaves
Faça uma breve descrição das suas imagens, com o uso de palavras-chaves cauda longa (de 4 a 8 palavras específicas/descritivas).
Para tal, pense como faria a busca deste conteúdo imagético (infográficos, imagens, etc.), depois as salve com estes termos separando-os com hífen, por ex, desfile-de-7-de-setembro-em-Campinas.
Ademais à breve descrição das suas imagens, adicione um texto alternativo, com a palavra-chave exata ou com uma variação desta (por ex, Parada dia da Independência) e sem traços, a fim de ajudar na indexação destas pelos mecanismos de busca, quando a foto não carregar.
E, por fim, escreva um texto com, no mínimo, 300 palavras.
No entanto, recomendo produzir um post, com 1.000 palavras ou mais, pois o Google privilegia conteúdos longos.
Divida-os em parágrafos de, no máximo, 6 linhas (composto de frases curtas) e com o alinhamento do texto à esquerda, a fim de facilitar a leitura do texto pelo internauta; mas, principalmente, de oferecer uma boa experiência ao usuário e, assim, engajá-lo.
Para tal, conte um pouco da sua história, do que te levou a optar pela Fotografia, a fim de tocá-lo e, assim, criar uma conexão emocional com o leitor; ademais, descreva o seu processo de criação (insights que teve, referências), o local, em que foram tiradas as imagens; os bastidores e, por fim, publique o depoimento dos clientes que te contrataram (prova social da qualidade do seu trabalho), etc.
E você, tem outras sacadas de otimização?
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Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.