Conhece a história de van Gogh? Confira 4 curiosidades deste gênio!

O pintor holandês Vincent Willem van Gogh (1853 – 1889), membro do movimento Pós-Impressionista – tendência da pintura francesa oriunda da renovação estilística empreendida pelo Impressionismo (1880 – 1890) – é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, precursor do Movimento Expressionista. E autor de obras-primas, tais como: Os comedores de batata (1885), Noite Estrelada (1889) e Campo de Trigo com corvos (1890).

1. O chamado de Vincent van Gogh

Vincent sempre acreditou no seu talento e, principalmente, de que sua Arte seria revolucionária e vista por todos, (já que cria que a sua esquizofrenia era uma nova visão sobre a Arte, uma revelação do Paraíso na Terra) profecia que se realizou apenas após a sua morte precoce.

Vincent Willem van Gogh nasceu em 1853, na cidade de Zundert (Holanda). Filho de Anna Cornelia Carbentus e do Reverendo Theodorus, o qual influenciou sua vida e a busca pela salvação das pessoas, seja pelo Evangelho, seja pela Arte; e irmão de Elisabeth, Anna, Willemina, Cornelius e Theodorus (Theo), seu confessor e mecenas.

Em 1873, Vincent é enviado a Londres, como comerciante de Arte, porém, torna-se missionário, visto que nesta época, seu grande sonho era ser pregador, desejo abortado após ser desligado de uma organização cristã.

A Busca e a Descoberta da Missão de Vida de um Gênio

2. van Gogh e o Impressionismo

Os Comedores de Batata

Por volta dos 30 anos, iniciou-se na Arte, mesmo sem possuir nenhuma formação formal. Financiado por Theo (comerciante de Arte), Vincent pinta diversos quadros e os envia a seu irmão, para que os venda em Paris, cidade em que Theo residia.

Não consegue comercializá-los e, então, aos 30 anos; sem dinheiro e companhia, retorna a casa dos pais, onde produz sua primeira obra-prima: Os comedores de batata, um resumo dos seus pensamentos e sentimentos (utilizou-se de cores densas e escuras).

Não obstante as características desta pintura, sua produção foi influenciada pela Arte Japonesa e, principalmente, pelo Impressionismo – movimento artístico surgido na França, no século XIX, caracterizado pelos efeitos da luz do sol sobre a natureza, pelos contrastes e pela claridade das cores, cujos principais representantes são os franceses Claude Monet (1840 – 1926), Edgard Degas (1834 – 1917), Auguste Renoir (1841 – 1919) e Édouard Manet (1832 – 1883) -, devido ao uso de cores brilhantes (carmesim, cobalto e amarelo cromo), manchas, marcas e nuances em seus quadros.

O Que Monet Pode Nos Ensinar Sobre O Poder Da Luz

Comedores-de-batata- van Gogh

Nome: Os Comedores de Batata

Produção: 1885

Onde ver: Museu van Gogh (Amsterdã, Holanda)

Em 1888, muda-se para Arles (pequena vilarejo francês), em busca de uma vida monástica.  Neste ínterim, torna-se amigo do pintor Pós-impressionista francês Paul Gauguin (1848 – 1903), outro outsider, o qual é convidado, mais tarde, por Theo e Vincent a criar um estúdio em Arles.

Falido, Paul hesita, mas aceita o convite dos irmãos, porém a parceria artística não dura muito, devido às diferenças de concepção artística. Para Paul, a Arte era um mergulho na pura sensação (sem suor), já para Vincent era transpiração, suor.

A Anunciação De Um Gênio

3. A Louca Arte de van Gogh

Ressentido com a grande produção de Vincent: um quadro por dia, até mais, Paul retrata o artista como um pintor de girassóis, velho e desarranjado.

Devido a este fato e a frustração por nenhum dos seus quadros ter sido vendido até então, o artista corta o lóbulo de sua orelha e a entrega a uma prostituta de um bordel local. Após o ocorrido, Gaughin abandona van Gogh. A partir de então, Vincent interna-se voluntariamente em um hospício.

Noite Estrelada

Neste entretempo, pinta diversos quadros – a fim de evitar um novo ataque psicótico e de manter sua sanidade -, dentre os quais, destaco Autorretrato com a orelha cortada  – 1889 – (seu último autorretrato, uma metáfora do seu sofrimento físico e mental) e Noite Estrelada (1889).

Noite Estrelada - Starry Night van Gogh

Confira a reprodução de Noite Estrelada sobre a água, realizada pelo artista turco Turco Garip Ay!

Nome: Noite Estrelada

Produção: 1889

Onde ver: Museu de Arte Moderna (Nova Iorque, Estados Unidos)

Em 1890, sai do asilo mental e abriga-se em Auvers-sur-Oise, uma vila a 32 km de Paris, sob a vigilância de Paul Gachet, artista amador e médico.

The National Gallery

4. E van Gogh criou … A Arte Moderna

Campo de Trigo com corvos

Lá, pinta sua maior obra-prima, Campo de Trigo com corvos, devido à perspectiva inversa – ilusão de espaço profundo, cores brilhantes e blocos de cor -, a qual deu origem à Arte Moderna.

Campo-de-Trigo-com-Corvos- van Gogh

Nome: Campo de Trigo com corvos

Produção: 1890

Onde ver: Museu van Gogh (Amsterdã, Holanda)

Google Art Project

Legado

Não obstante sua morte precoce e produção artística curta, deixa um grande legado: o Expressionismo e, principalmente, a paternidade de ismos na Arte Moderna.

A crença de que sua Arte seria revolucionária e vista por todos se realizou, após a exibição das suas telas em Paris, em 1901, e consolidou-se com a criação de um Museu, em Amsterdã, dedicado à sua obra e à dos seus contemporâneos. O acervo possui mais de 200 pinturas e diversos desenhos e cartas do artista.

Já se imaginou exercendo sua missão de vida e deixando a sua marca no mundo, tal qual van Gogh?

Posso ajudá-lo (a) a exercer esta missão de vida! Clique Aqui!

Curtiu Noite Estrelada? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + quatro =