Sabe Tudo Sobre A Fotografia Esportiva E A Copa Do Mundo? Saiba Já!

Confira 7 curiosidades Sobre A Fotografia Esportiva E A Copa Do Mundo de Futebol, Segundo Maior Evento Esportivo do Mundo!

Assista ao vivo aos melhores campeonatos de futebol do Brasil e do mundo!

Desde a sua invenção até os dias de hoje, a Fotografia ampliou o leque de vertentes, perpassando por diferentes gêneros, como o Fotojornalismo.

O Fotojornalismo teve início em 1887, com a publicação do jornal Daily Herald, primeiro panfleto ilustrado com fotos.

E se consolidou nas décadas de 40 e 50, com a criação da Agência Magnum (cooperativa fotográfica, criada por Henri Cartier-BressonRobert Capa, David Seymour e George Rodger) e do prêmio World Press Photo, respectivamente.

Confira 7 curiosidades Sobre A Fotografia Esportiva E A Copa Do Mundo! 

1. Início

Já a Fotografia Esportiva, braço do Fotojornalismo, teve início em 1896, a partir do registro de alguns lances da primeira Olimpíada da Era Moderna, criada pelo francês Barão Pierre de Coubertin (1863 – 1937); realizada em Atenas, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

2. Construção

Fotografia Esportiva ganhou força, após o fim da Primeira Guerra Mundial e se consolidou nos Jogos Olímpicos de 1936.

O evento foi marcado pelo pioneirismo, porquanto introduziu o revezamento da tocha e, principalmente, realizou a primeira transmissão de abertura e de algumas provas dos Jogos em teatros e cinemas de Berlim, cidade-sede da Olimpíada.

A responsável por tal façanha foi a cineasta germânica Leni Riefenstahl (1902 – 2003).

3. Consolidação

Alicerçada no Brasil e no mundo, a Fotografia Esportiva, ao longo dos anos, ganhou importância, devido à contribuição e obra de Fotojornalistas consagrados, tais como o húngaro Robert Capa (1913 – 1954) – fotógrafo de guerra -, o qual registrou os bastidores da Volta da França, e o francês Raymond Depardon (1942), que acompanhou os Jogos Olímpicos, de 1964 a 1980; ambos pela Cooperativa Fotográfica Magnum.

E também ampliou a gama de vertentes, desde a transmissão de esportes radicais, marinhos, indoor e outdoor, dentre os quais, destaco a cobertura da Copa do Mundo.

Confira 3 Fatores Pouco Conhecidos Sobre a Fotografia Esportiva!

Brasil 1 x 1 Chile

Oitavas de final Copa 2014

4. Copa do Mundo 

O sonho de realizar uma Copa do Mundo foi expresso, pela primeira vez, em 30 de Novembro de 1872, em Glasgow (Escócia), quando ocorreu a primeira partida internacional, entre Inglaterra e Escócia. Porém, o projeto foi abortado, em 1914, devido à Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).

Tal objetivo foi alcançado apenas 56 anos depois: em 28 de Maio de 1928.

Nesta data, Jules Rimet, presidente da FIFA (entidade máxima do Futebol, criada em maio de 1904), anunciou a criação de um campeonato mundial, após aprovação por 25 votos a favor, 5 contra e 1 abstenção.

Não obstante, a criação da Copa do Mundo em 1928, o Futebol tinha um campeonato mundial, as Olimpíadas, desde 1900.

Tanto em 1900, quanto em 1904 e 1906, a modalidade participou como esporte de demonstração apenas (sem medalhas). E, a partir de 1908, como esporte olímpico oficial.

Porém, tal torneio só foi reconhecido pela FIFA, em 1914. A despeito da chancela, Jules lutou, para que o certame olímpico não fosse reconhecido como representante do campeonato mundial de Futebol.

Curtindo Sabe Tudo Sobre A Fotografia Esportiva E A Copa Do Mundo? Saiba Já!?

Conheça 10 Curiosidades Sobre A História da Copa Do Mundo!

5. A Primeira Copa do Mundo a gente nunca esquece!

O sonho de realizar uma Copa do Mundo foi alcançado em 1928, com a criação do torneio; e concretizado, em 1929; com a escolha do Uruguai como sede do Primeiro Campeonato Mundial, a fim de celebrar o centenário de independência do país e o bicampeonato olímpico de Futebol, conquistado em 1924 e 1928.

A Primeira edição da Copa do Mundo contou com a participação de apenas 13 seleções (Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Bélgica, França, Iugoslávia, Romênia, México e Estados Unidos), as quais foram convidadas pela FIFA, já que àquela época não havia disputa de eliminatórias, como acontece atualmente.

O torneio foi disputado em fase de grupo, seguido por uma fase de eliminação (semifinais) e a final. O campeonato foi vencido pela seleção anfitriã, com uma vitória sobre a Argentina, por 4 x 2.

O Brasil ficou em sexto, com uma vitória (Brasil 4 x 0 Bolívia) e uma derrota (Brasil 1 x 2 Iugoslávia).

Nos 18 jogos disputados, foram marcados 70 gols (média de 3,89 por jogo), sendo que o primeiro gol da história dos Mundiais foi marcado pelo francês Lucient Laurent. Já o artilheiro do campeonato foi o argentino Stábile, com 8 gols.

7 Curiosidades Sobre As Olimpíadas Que Você Precisa Saber

6. Taça Jules Rimet

A Taça Vitória, criada em 1930, para a Primeira Copa do Mundo, no escopo de homenagear os campeões mundiais, foi rebatizada Taça Jules Rimet, em 1946, em preito ao criador do torneio.

O troféu, símbolo maior da Copa, sumiu três vezes. A primeira ocorrência aconteceu durante a II Guerra Mundial.

Ottorino Barassi, dirigente da federação italiana de Futebol (entidade responsável pela guarda do caneco, já que haviam vencido as Copas de 34 e 38) escondeu a insígnia em sua casa, a fim de evitar que fosse confiscada e derretida, por Benito Mussolini.

A segunda vez ocorreu meses antes do início da Copa de 1966. O inglês Edward Betchley afanou-a, porém, algum tempo depois, a Taça foi achada pelo cachorro Pickles, que se tornou um herói mundial. Já em 1983, foi furtado da sede da CBF, no Rio de Janeiro, por Sérgio Peralta, representante do Atlético-MG na entidade, e derretido.

Nome: Jules Rimet
Criação: 1930
Peso: 3, 8 kg
Altura: 35 cm
Composição: ouro com uma base de pedras semipreciosa

7. Taça da Copa do Mundo FIFA

A atual taça foi criada pelo artesão italiano Silvio Gazzaniga, em 1971, em concurso elaborado pela FIFA, em que 53 projetos participaram do certame. Ao criar a escultura, Silvio visava representar a emoção da conquista: “das singulares tensões dinâmicas do corpo compacto da escultura surgem as figuras de dois atletas no emocionante momento da vitória”.

Desde 1974, o troféu contém o nome de todos os países vencedores gravado na parte de baixo da taça. Atualmente, o campeão recebe uma réplica banhada a ouro da Taça.

Nome: Copa do Mundo FIFA
Criação: 1971
Peso: 6,175 kg
Altura: 36,8 cm

Assista ao vivo aos melhores campeonatos de futebol do Brasil e do mundo!

Curtiu Sabe Tudo Sobre A Fotografia Esportiva E A Copa Do Mundo? Saiba Já!Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 11 =