Um Plano de Marketing visa fazer o mapeamento dos pontos fortes e fracos da empresa, das oportunidades e ameaças do mercado; estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo; mas, principalmente, criar um plano de ação para os propósitos pré-estabelecidos.
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Em Aprenda 6 Passos Para Alavancar Seu Negócio, explicarei:
- Como Elaborar Um Plano De Marketing;
- Ferramenta Para Criar Um Plano de Marketing (Matriz SWOT ou FOFA e SMART);
- Como Elaborar Um Plano De Ação de Marketing;
- Ferramentas Para Criar Um Plano De Ação de Marketing (5W2H).
Veja 6 Passos Para Você Definir um Plano de Marketing!
1. Faça uma descrição do seu Plano de Marketing (motivação)
Qual razão o levou a elaborar um Plano de Marketing?
2. Analise o seu mercado baseado na Ferramenta Matriz SWOT (Strengths: forças, Weaknesses: fraquezas, Opportunities: oportunidades e Threats: ameaças): pontos fortes e fracos do seu Negócio, fatores internos e externos concernentes à empresa:
Fatores internos (pontos fontes e fracos)
Qual é sua autoavaliação sobre os produto(s)/serviço(s) de sua empresa?
Analise todas as questões relacionadas à qualidade do Produto ou serviço; ao Preço; Ponto de venda, instalações, forma de entrega e distribuição; capacidade de gerenciamento e qualidade de produção, atendimento; o nível de conhecimento da sua marca no mercado, etc.
Fatores Externos (Oportunidades e Ameaças)
Quais fatores econômicos podem afetar seu negócio? Quais fatores/tendências socioculturais (comportamento da população) podem afetar seu negócio?
Que leis que podem afetar seu negócio? Qual o impacto que podem ter? Tem algum risco destas leis mudarem num prazo previsível?
Quais fatores/tendências tecnológicas podem afetar seu negócio?
Que outras tendências podem impactar o seu negócio? Tais tendências citadas são oportunidades ou ameaças?
3. Conheça o seu público-alvo (saiba como, por que e quando os consumidores usam o seu produto ou serviço);
4. Estude a sua concorrência (saiba quem são seus concorrentes diretos e indiretos);
Quais são seus 2 principais concorrentes (quais são os pontos fortes e fracos deles)?
5. Defina estratégias (estabeleça objetivos, a fim de direcionar o seu Negócio em todos os seus níveis, bem como seu desempenho).
Quais são os seus objetivos?
Em seguida, estipule metas alinhadas aos seus objetivos para atingir o resultado pré-determinado.
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Ferramenta SMART
Quais são as suas metas (defina-as baseada na ferramenta SMART):
ESpecífico (O quê): especifique, defina, detalhe;
Mensurável (Quanto): quantifique;
Atingível/factível (Como): defina como alcançará o objetivo;
Realístico (Por quê): descreva o seu porque;
Tempo (Quando): defina um prazo.
Quem será o responsável por executar cada ação pré-determinada?
6. Após fazer o plano e de colocá-lo em prática, chegou a hora de avaliá-lo, certo?
Para tal, determine um cronograma (faça um acompanhamento constante do Plano, para avaliar quais ações estão gerando resultado e quais não estão, para corrigi-las ou, até mesmo, mudá-las).
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Saiba Como Definir um Plano de Ação de Marketing em 7 Passos (baseado na Ferramenta 5W2H – What, Why, Who, Where, When, How, How Much)!
- O que será feito (quais ações de Marketing serão implantadas ou desafio será solucionado)?
- Por que é importante implantá-las (motivo, objetivo, benefício e resultado esperados)?
- Quem será o responsável por executá-las?
- Onde (local, departamento que realizará cada ação)?
- Quando serão executadas (cronograma de ações, estabelecimento de prazos)?
- Como tais ações serão executadas (processos – definição do passo a passo para atingir o objetivo pré-determinado)?
- Quanto custará para implantá-las (definição do orçamento, dos recursos necessários e do custo total)?
Ferramentas Para Você Definir um Plano de Ação de Marketing:
O Aplicativo 5W2H, da Gold System.
Após fazer o plano de ação de Marketing, chegou a hora de colocá-lo em prática, certo?
Mas lembre-se de testar as promoções nos períodos de entressafra, aqueles que não são datas comemorativas, como o Dia Das Mães, dos Pais e das Crianças, Natal, etc.
Agora, chegou a hora de avaliar o seu plano de ação de Marketing, certo?
Para tal, faça um acompanhamento constante do Plano de Ação de Marketing, para avaliar quais ações estão gerando resultado e quais não estão, para corrigi-las ou, até mesmo, mudá-las.
Conclusão
A elaboração de um Plano de Marketing visa projetar a situação desejada a curto, médio e longo prazos da sua empresa. No entanto, para atingi-la, é necessário criar um mapa, ou melhor, um Plano, que delineará a rota e preverá os perigos, os declives do percurso, isto é, a trajetória do seu Negócio, ao longo do tempo.
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