Plano De Marketing: Aprenda 6 Passos Para Alavancar Seu Negócio!

Um Plano de Marketing visa fazer o mapeamento dos pontos fortes e fracos da empresa, das oportunidades e ameaças do mercado; estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo; mas, principalmente, criar um plano de ação para os propósitos pré-estabelecidos.

Saiba Como Conquistar Clientes Com O Marketing Digital!

Receba o E-book "Saiba Como Conquistar Clientes Com O Marketing Digital"!

Em Aprenda 6 Passos Para Alavancar Seu Negócio, explicarei:

  • Como Elaborar Um Plano De Marketing;
  • Ferramenta Para Criar Um Plano de Marketing (Matriz SWOT ou FOFA e SMART);
  • Como Elaborar Um Plano De Ação de Marketing;
  • Ferramentas Para Criar Um Plano De Ação de Marketing (5W2H).

Veja 6 Passos Para Você Definir um Plano de Marketing!

1. Faça uma descrição do seu Plano de Marketing  (motivação)

Qual razão o levou a elaborar um Plano de Marketing?

2. Analise o seu mercado baseado na Ferramenta Matriz SWOT (Strengths: forças, Weaknesses: fraquezas, Opportunities: oportunidades e Threats: ameaças): pontos fortes e fracos do seu Negócio, fatores internos e externos concernentes à empresa:

Fatores internos (pontos fontes e fracos)

Qual é sua autoavaliação sobre os produto(s)/serviço(s) de sua empresa?

Analise todas as questões relacionadas à qualidade do Produto ou serviço; ao Preço; Ponto de venda, instalações, forma de entrega e distribuição; capacidade de gerenciamento e qualidade de produção, atendimento; o nível de conhecimento da sua marca no mercado, etc.

Fatores Externos (Oportunidades e Ameaças)

Quais fatores econômicos podem afetar seu negócio? Quais fatores/tendências socioculturais (comportamento da população) podem afetar seu negócio?

Que leis que podem afetar seu negócio? Qual o impacto que podem ter? Tem algum risco destas leis mudarem num prazo previsível?

Quais fatores/tendências tecnológicas podem afetar seu negócio?

Que outras tendências podem impactar o seu negócio? Tais tendências citadas são oportunidades ou ameaças?

3. Conheça o seu público-alvo (saiba como, por que e quando os consumidores usam o seu produto ou serviço);

4. Estude a sua concorrência (saiba quem são seus concorrentes diretos e indiretos);

Quais são seus 2 principais concorrentes (quais são os pontos fortes e fracos deles)?

5. Defina estratégias (estabeleça objetivos, a fim de direcionar o seu Negócio em todos os seus níveis, bem como seu desempenho).

Quais são os seus objetivos?

Em seguida, estipule metas alinhadas aos seus objetivos para atingir o resultado pré-determinado.

Veja 7 Sacadas De Marketing Digital Pra Você Ter Um Negócio Rentável!

Ferramenta SMART

Quais são as suas metas (defina-as baseada na ferramenta SMART):

ESpecífico (O quê): especifique, defina, detalhe;

Mensurável (Quanto): quantifique;

Atingível/factível (Como): defina como alcançará o objetivo;

Realístico (Por quê): descreva o seu porque;

Tempo (Quando): defina um prazo.

Quem será o responsável por executar cada ação pré-determinada?

6. Após fazer o plano e de colocá-lo em prática, chegou a hora de avaliá-lo, certo?

Para tal, determine um cronograma (faça um acompanhamento constante do Plano, para avaliar quais ações estão gerando resultado e quais não estão, para corrigi-las ou, até mesmo, mudá-las).

7 Melhores Práticas Para Você Gerar Mais Visitas!

Saiba Como Definir um Plano de Ação de Marketing em 7 Passos (baseado na Ferramenta 5W2H – What, Why, Who, Where, When, How, How Much)!

  1. O que será feito (quais ações de Marketing serão implantadas ou desafio será solucionado)?
  2. Por que é importante implantá-las (motivo, objetivo, benefício e resultado esperados)?
  3. Quem será o responsável por executá-las?
  4. Onde (local, departamento que realizará cada ação)?
  5. Quando serão executadas (cronograma de ações, estabelecimento de prazos)?
  6. Como tais ações serão executadas (processos – definição do passo a passo para atingir o objetivo pré-determinado)?
  7. Quanto custará para implantá-las (definição do orçamento, dos recursos necessários e do custo total)?

5W2H

Ferramentas Para Você Definir um Plano de Ação de Marketing:

Trello;

Evernote

O Aplicativo 5W2H, da Gold System.

Após fazer o plano de ação de Marketing, chegou a hora de colocá-lo em prática, certo?

Mas lembre-se de testar as promoções nos períodos de entressafra, aqueles que não são datas comemorativas, como o Dia Das Mães, dos Pais e das Crianças, Natal, etc.

Agora, chegou a hora de avaliar o seu plano de ação de Marketing, certo?

Para tal, faça um acompanhamento constante do Plano de Ação de Marketing, para avaliar quais ações estão gerando resultado e quais não estão, para corrigi-las ou, até mesmo, mudá-las.

Conclusão

A elaboração de um Plano de Marketing visa projetar a situação desejada a curto, médio e longo prazos da sua empresa. No entanto, para atingi-la, é necessário criar um mapa, ou melhor, um Plano, que delineará a rota e preverá os perigos, os declives do percurso, isto é, a trajetória do seu Negócio, ao longo do tempo.

Como Vender Mais Com Uma Consultoria De Marketing Digital! 

Saiba Como Conquistar Clientes Com O Marketing Digital!

Receba o E-book "Saiba Como Conquistar Clientes Com O Marketing Digital"!

Curtiu Plano De Marketing: Aprenda 6 Passos Para Alavancar Seu Negócio!? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *