Conheça A História De 3 Artistas Famosos E Suas Obras-Primas!

Conheça A História De 3 Artistas Famosos E Suas Obras-Primas!

Conheça a História de 3 Artistas famosos e suas obras de Arte, os quais influenciaram artistas das mais diversas áreas; mas, principalmente, tornaram-se marcos na História da Arte.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre 3 Artistas famosos e suas obras?

1. Davi com a cabeça de Golias 

Caravaggio (1570 – 1610), usou a técnica Claro-escuro (jogo de luzes e sombras), e a desenvolveu, com a criação do Tenebrismo (tendência artística, que utiliza intensos contrastes de luz e sombra), para destacar certos aspectos da Pintura, para dar ênfase à cena retratada e, principalmente, para aumentar o realismo.

Tais características podem ser vistas no quadro Davi com a cabeça de Golias (episódio bíblico narrado em 1 Samuel 17, em que Davi, um jovem pastor de ovelhas vence o gigante e, extremamente, temido Golias – estima-se que ele tinha mais de 3 m de altura).

No quadro, apenas algumas partes de Davi e de Golias são iluminadas e outras são sombras próprias, como nota-se no ombro de Davi (a sombra do seu rosto é projetada na sua omoplata).

A Pintura é um autorretrato, já que o artífice retrata a sua dualidade: ao pintar o David Caravaggio corajoso e o Golias Caravaggio criminoso.

Artistas famosos e suas obras

Obra: Davi com a cabeça de Golias

Ano: 1609 – 1610

Técnica: Óleo sobre tela

Onde ver: Galeria Borghese (Roma – Itália)

O Que Caravaggio E O Barroco Têm Em Comum? Descubra Já!

Sobre Caravaggio

Michelangelo Merisi (1570 – 1610), mais conhecido como Caravaggio é considerado o primeiro grande representante do Barroco (movimento nascido em Roma ligado à Contrarreforma religiosa, com forte influência em países católicos).

obra de Caravaggio foi influenciada pela Renascença (movimento Artístico surgido na Europa, no século XIV, caracterizado pela redescoberta e revalorização da Cultura Greco-Romana).

A Renascença influenciou a obra de Caravaggio tanto na forma como no conteúdo, visto que utilizava a perspectiva, a tridimensionalidade e o jogo de luzes e sombras em suas pinturas, como em Anunciação (1489), de Giovanni Bellini (1430 – 1516).

E, principalmente, seu tema basilar, também era um dos principais de pintores Renascentistas.

Já que tinha uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas, porquanto tais quais os artistas Renascentistas, era patrocinado ou recebia encomendas de igrejas e de religiosos italianos, como o cardeal mecenas Francesco Maria Del Monte.

Tanto que Caravaggio se notabilizou por pintar personagens e eventos bíblicos em situações mundanas, com impressionante realismo, devido ao uso de fundos rasos, muitas vezes totalmente negros e ao agrupamento da cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos e, também, por sua irreverência e quebra do status quo artístico.

Caravaggio e a Fotografia 

O artista é considerado um dos precursores da Fotografia, devido ao enquadramento, ao jogo de luzes e sombras que utilizava nos personagens e nos objetos retratados; e, principalmente, pelo pleno domínio da luz.

Sua obra também influenciou Pintores Barrocos Contemporâneos, como o francês Georges de La tour (1593 – 1652), conhecido pelo uso da técnica claro-escuro, concebida por Caravaggio, o holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669) e o espanhol Diego Velásquez (1599 – 1660).

A dualidade de Caravaggio

Ao largo de sua Arte, a vida do artífice foi marcada pela dualidade (pecador e remido, cristão e criminoso) e por inúmeras controvérsias, desde prisões por difamação e desacato à autoridade, até assassinato.

Google Art Project

Curtindo Conheça 3 Artistas famosos e suas obras?

2. Noite Estrelada

Van Gogh concebeu Noite Estrelada, um dos seus quadros mais conhecidos e reproduzidos, em 1889.  Diferente de outros, pintou este, de memória.

A Pintura Noite Estrelada é inspirada tanto em elementos reais, como a torre de uma igreja holandesa, como em imaginários, como a vila representada no quadro.

A tela possui uma composição assimétrica, já que os ciprestes sobrepõem todas as edificações, chegando a alcançar as estrelas.

Vincent van Gogh usou apenas os matizes azul, azul-esverdeado, branco e amarelo no quadro. Também pintou redemoinhos e círculos concêntricos, os quais dão ideia de movimento.

Tanto as cores como as pinceladas foram usadas, a fim de refletirem seu estado mental. O Quadro está exposto no Museu de Arte Moderna, em Nova York, nos Estados Unidos.

A obra-prima inspirou não só pintores, mas compositores, já que a canção Vincent (Starry, Starry Night), de Don McLean, foi inspirada na Pintura, e cineastas também, uma vez que o primeiro pôster de Meia-noite em Paris, de Woody Allen (2011), faz alusão à obra.

Artistas famosos e suas obras - Noite Estrelada - van Gogh

Obra: Noite Estrelada

Ano: 1889

Técnica: Óleo sobre tela

Onde ver: Museu de Arte Moderna (Nova York – Estados Unidos)

Campo de trigo com ciprestes

Campo de trigo com ciprestes (1889) lembra o quadro Noite Estrelada, porém, invertido, já que o cipreste está no lado direito e o quadro é colorido, já em Noite Estrelada, o cipreste está à esquerda e a Pintura é escura.

Obra: Campo de trigo com ciprestes

Ano: 1889

Técnica: Óleo sobre tela

Onde ver: The National Gallery (Londres -Inglaterra)

Conhece a história de van Gogh? Confira 4 curiosidades deste gênio!

Sobre van Gogh

O pintor holandês Vincent Willem van Gogh (1853 – 1889), membro do movimento Pós-Impressionista – tendência da pintura francesa oriunda da renovação estilística empreendida pelo Impressionismo – é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, precursor do Movimento Expressionista.

van Gogh é autor de obras-primas como: Os comedores de batata (1885), Noite Estrelada (1889) e Campo de Trigo com corvos (1890).

O chamado de Vincent van Gogh

Vincent sempre acreditou no seu talento e, principalmente, de que sua Arte seria revolucionária e vista por todos, (já que cria que a sua esquizofrenia era uma nova visão sobre a Arte, uma revelação do Paraíso na Terra) profecia que se realizou apenas após a sua morte precoce.

Vincent Willem van Gogh nasceu em 1853, na cidade de Zundert (Holanda).

Filho de Anna Cornelia Carbentus e do Reverendo Theodorus, o qual influenciou sua vida e a busca pela salvação das pessoas, seja pelo Evangelho, seja pela Arte; e irmão de Elisabeth, Anna, Willemina, Cornelius e Theodorus (Theo), seu confessor e mecenas.

Em 1873, Vincent é enviado a Londres, como comerciante de Arte, porém, torna-se missionário, visto que nesta época, seu grande sonho era ser pregador, desejo abortado após ser desligado de uma organização cristã.

Vincent van Gogh e o Impressionismo 

Por volta dos 30 anos, iniciou-se na Arte, mesmo sem possuir nenhuma formação formal. Financiado por Theo (comerciante de Arte), Vincent pinta diversos quadros e os envia a seu irmão, para que os venda em Paris, cidade em que Theo residia.

Sua obra foi influenciada pela Arte Japonesa e, principalmente, pelo Impressionismo.

Impressionismo foi um movimento artístico surgido na França, no século XIX, caracterizado pelos efeitos da luz do sol sobre a natureza, pelos contrastes e pela claridade das cores, devido ao uso de cores brilhantes (carmesim, cobalto e amarelo cromo), manchas, marcas e nuances em seus quadros.

O Que Monet Pode Nos Ensinar Sobre O Poder Da Luz

A Louca Arte de van Gogh

Após cortar o lóbulo de sua orelha, van Gogh interna-se voluntariamente em um hospício.

Neste entretempo, pinta diversos quadros – a fim de evitar um novo ataque psicótico e de manter sua sanidade -, dentre os quais, destaco Autorretrato com a orelha cortada – 1889 – (seu último autorretrato, uma metáfora do seu sofrimento físico e mental).

Google Art Project

Legado

Não obstante sua morte precoce e produção artística curta, deixa um grande legado: o Expressionismo e, principalmente, a paternidade de ismos na Arte Moderna.

A crença de que sua Arte seria revolucionária e vista por todos se realizou, após a exibição das suas telas em Paris, em 1901, e consolidou-se com a criação de um Museu, em Amsterdã, dedicado à sua obra e à dos seus contemporâneos.

O acervo possui mais de 200 pinturas e diversos desenhos e cartas do artista.

Curtindo Conheça 3 Artistas famosos e suas obras?

3. A Anunciação

Em 1472, aos 20 anos, Leonardo Da Vinci começa a pintar A Anunciação, episódio bíblico descrito no livro de Lucas, capítulo 1: 31-33:

(“E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”), sua primeira obra independente, e termina de pincelá-la em 1475.

A Pintura é considerada a primeira obra-prima do artista.

A composição difere das demais produções Renascentistas homônimas, já que tem como pano de fundo, um cenário campestre, composto por elementos do vilarejo Vinci (cidade natal do artista) e, não, uma edificação, como nas outras.

E, ademais, as asas do anjo parecem as de um pássaro. Também possui matizes mais sóbrios, do que as demais criações.

A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.

Artistas famosos e suas obras

Obra: A Anunciação

Ano: 1472-1475

Técnica: Pintura a óleo

Onde ver: Galleria degli Uffizi (Florença – Itália)

Curtindo Conheça 3 Artistas famosos e suas obras?

Continue lendo e confira mais 1 Obra de Arte!

4. Dama com Arminho

Na obra Dama com Arminho, Leonardo da Vinci inovou ao pintar a aristocrata e amante de Ludovico, Cecília Gallerani, com o rosto levemente virado, de três quartos.

O Quadro Dama com Arminho possui três versões, sendo que o arminho (animal carnívoro, que faz alusão ao apelido de Ludovico, duque de Milão) foi incluído na segunda e terceira imagens apenas.

A pintura está exposta no Czaroryski Museum, em Cracóvia, na Polônia.

Artistas famosos e suas obras Dama com Arminho da Vinci

Obra: Dama com Arminho

Ano: 1490

Técnica: Óleo sobre madeira

Onde ver: Czaroryski Museum (Cracóvia – Polônia)

Confira Os Códigos E Enigmas Do Maior Artista de Todos os Tempos!

Sobre Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci nasceu em 15 de 1452, provavelmente em Anchiano, na Itália.

Em 1469, aos 17 anos, da Vinci muda-se para Florença e se torna aprendiz de Andrea Verrochio, ao fazer estágio no estúdio do artista, (importante artífice da época), o qual ao ver a pintura de um anjo, feita por Leonardo, desiste de pintar.

Em 1482, Leonardo segue para Milão, onde trabalha para a corte de Ludovico Sforza, como engenheiro, escultor e pintor.

Neste ínterim, cria os quadros: A Virgem dos Rochedos (1483 – 1486), pintura concebida para um altar e A Última Ceia (1495 – 1498), afresco pintado na parede do refeitório do convento Santa Maria delle Grazie, em Milão, igreja construída pelo Duque Lodovico.

Em 1500, regressa a Florença, onde cria sua obra-prima: a enigmática La Gioconda – Mona Lisa – (1503 – 1506), a “sorridente”, um retrato de Lisa del Giocondo, consorte de Francesco del Giocondo.

Já em 1516, com a morte Giuliano de Medici, seu patrocinador, passa a trabalhar para o Rei Francisco I, da França (mecenas, admirador e amigo do artista).

Faleceu nos braços do rei, em 1519.

Gênio Polivalente 

Não obstante, ter declarado: “ofendi a Deus e à humanidade, pois minha obra não alcançou a qualidade que deveria ter”, Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores e mais importantes pintores Renascentistas (movimento Artístico surgido na Europa, no século XIV, caracterizado pela redescoberta e revalorização da Cultura Greco-Romana).

Leonardo também é aclamado o principal criador do Alto Renascimento (o auge do Movimento Italiano, iniciado com a concepção de A Última Ceia), o mais conhecido de todo o milênio.

E, principalmente, o maior Gênio da Humanidade, visto que dominava amplas áreas do conhecimento: Anatomia, Engenharia, Arquitetura, Matemática, Filosofia, Escultura, Pintura, Música e História Natural.

Quais outros Artistas famosos e suas obras-primas você admira?

Deixe seu comentário!

Curtiu Conheça a História de 3 Artistas famosos e suas obras de Arte? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − três =