Transforme Seu Instagram numa Máquina De Vendas!

Descubra como bombar as suas vendas e o faturamento do seu Negócio Esportivo ao vender no Compras no Instagram!

Mas, afinal, o que é o Instagram Shopping?

É uma funcionalidade que permite vender produtos físicos no Feed, nos stories, Reels e na aba “Explorar” da rede social.

Como configurar o recurso Compras no Instagram (Parte 1)

Então, vamos ao passo a passo?

O primeiro passo para configurar a sua Loja no Instagram, é verificar se o seu Negócio atende aos 5 pré-requisitos exigidos pela plataforma:

1.Localização em um Mercado Disponível;

2.Demonstração de confiabilidade (presença autêntica e estabelecida);

3.Fornecimento de informações precisas e emprego de melhores práticas;

5.Representação da sua empresa e domínio. Sua conta deve conter classificados de produtos disponíveis para compra direta no seu site. Seu negócio ter um domínio (sítio) no qual você pretende vender.

O domínio fornecido precisa ser seu, por ex, www.importados.com.br.

Domínios de outras empresas, como Hotmart, WordPress e Wix não serão aceitos.

Vale lembrar que a sua empresa deve atender aos 5 pré-requisitos para ser aprovada no Compras no Instagram.

Um catálogo é um local que contém informações sobre os itens que você deseja anunciar ou vender no Facebook e no Instagram. É possível usar o catálogo com diferentes tipos de anúncios e canais de vendas para promover os seus itens, incluindo anúncios dinâmicos, Lojas do Facebook e muito mais.

Observação: mantenha os seus itens em um catálogo sempre que possível, em vez de criar vários catálogos. Saiba mais sobre como usar um catálogo.

O passo seguinte é conectar seu perfil comercial do Instagram a um catálogo do Gerenciador de Comércio.

Para criar um catálogo:

  1. Acesse o Gerenciador de Comércio;
  2. Comece a criar o catálogo:
    • Se for o seu primeiro catálogo, clique em Começar. Selecione Criar um catálogo e clique em Começar.
    • Se você já tiver pelo menos um catálogo, verá uma lista com todos os seus catálogos. Selecione + Adicionar catálogo para criar um;
  3. Selecione o tipo de inventário que você anuncia ou vende e clique em Avançar;
  4. Somente comércio eletrônico (produtos): escolha como deseja adicionar itens ao catálogo:
    • Selecione Carregar informações do produto se você planeja adicionar itens no Gerenciador de Comércio.
    • Selecione Conectar uma plataforma de parceiro se você organiza itens em uma plataforma de parceiro que tem uma integração com o Facebook. Selecione uma plataforma e clique no link para o site dela. Conclua a configuração e importe itens para o Facebook. Saiba mais sobre como importar itens de uma plataforma de parceiro;
  5. Selecione a conta do Gerenciador de Negócios à qual o catálogo pertence. Isso desbloqueia mais maneiras de usar o catálogo, além da opção de selecionar uma conta pessoal, e permite que você atribua permissão a outras pessoas para trabalhar no catálogo. Para selecionar uma conta do Gerenciador de Negócios, você deve ser um administrador da empresa;
  6. Digite um nome para o catálogo;
  7. Clique em Criar.

Como configurar o recurso Compras no Instagram (Parte 2)

Agora, pode adicionar os seus itens. Há vários métodos para adicionar itens a um catálogo. Compare os métodos para escolher a melhor opção para você.

Vale lembrar que o seu catálogo deve conter todas as informações de produto necessárias sobre os itens que você deseja promover ou vender no Instagram:

  • Use um só catálogo (caso tenha mais de um, combine-os e use somente um no Instagram e no Facebook, se tiver lojas nos dois);
  • Inclua as informações mais recentes de produtos, estoque e preços;
  • Preencha todos os campos do catálogo, como nome do produto, descrição e categoria.

As Lojas são uma vitrine digital para mostrar e vender itens do seu catálogo no Facebook e no Instagram.

No Gerenciador de Comércio, é possível configurar e personalizar sua loja, gerenciar seu catálogo, criar coleções de itens em destaque, ver Informações da loja e muito mais.

Como configurar uma loja no Instagram

Para configurar uma loja no Instagram:

Para a loja ficar visível no Instagram, selecione sua conta comercial do Instagram durante a configuração. Você também precisará selecionar um catálogo que deseja conectar à conta de comércio e usar para sua loja. Você não pode mudar esse catálogo mais tarde.

Depois de configurar sua loja, é possível gerenciar os ativos comerciais nas configurações do Gerenciador de Comércio.

Você precisará do nível de permissão de conta do Gerenciador de Comércio ou de Editar configurações na conta de comércio para editar as configurações.

Sua conta comercial, a conta do Instagram e a Página do Facebook devem estar conectadas ao mesmo Gerenciador de Negócios.

Também é necessário ter a permissão de Gerenciar catálogo relacionada ao catálogo.

Para visualizar e gerenciar a conta do Instagram conectada e o catálogo no Gerenciador de Comércio:

  1. No Gerenciador de Comércio, acesse Configurações.
  2. Selecione Catálogo para ver o catálogo conectado à sua conta de comércio. Você não pode mudar esse catálogo.
  3. Selecione Ativos comerciais. Em Canais de vendas e anúncios, selecione Instagram. Aqui você pode ver sua conta do Instagram conectada ou adicionar uma nova.

Quando a sua conta comercial do Instagram for conectada, ela aparecerá como um canal de vendas na aba Lojas. Você pode criar uma coleção de itens em destaque para a sua loja do Instagram ou personalizar a aparência da sua loja.

7 Sacadas De Marketing Digital Pra Você Ter Um Negócio Rentável!

Como ativar o recurso Compras no Instagram

O primeiro passo para começar a construir uma máquina de vendas no Instagram é ter a sua conta aprovada pela plataforma.

O segundo passo é ativar o recurso “Compras”.

Para tal:

  • Acesso o botão “configurações”;
  • Marque a opção “empresas”;
  • Em seguida, clique em “compras no Instagram”.

Observação: se você não vir a opção “Compras” em “Configurações”, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso Compras no Instagram.

Como Vender no Compras Instagram (Feed)

Após ativar o Instagram Shopping, chegou a melhor hora, não é mesmo?

Venda no Feed!

Adicione etiquetas aos seus produtos ao divulgá-los no Feed. É o mesmo processo de marcação de pessoas e locais.

No entanto, em vez de marcar alguém, você tagueará seus produtos e adicionará as seguintes informações (nome, preço, etc.) neles.

As informações do produto devem ser similares as do catálogo do Gerenciador de Comércio.

Vale ressaltar que você pode incluir até 5 produtos por publicação (imagem ou vídeo).

Confira o Passo a passo para vender no Feed!

Para marcar produtos em suas publicações:

  1. Selecione uma foto ou um vídeo e adicione legenda, efeitos e filtros;
  2. Toque nos produtos da foto que você deseja marcar;
  3. Para vídeos, uma bandeja será exibida para você selecionar até cinco produtos para marcação;
  4. Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
  5. Toque em Concluir;
  6. Toque em Compartilhar.

Ao tocar na publicação, o usuário será redirecionado para a Página do produto,

A Página do produto deve ter imagens, descrição, preço da mercadoria e link para efetuar a compra.

Vale lembrar que se o usuário quiser comprar o produto, ele será redirecionado para o seu site.

Já que não é possível realizar compras, diretamente, na plataforma.

Como Vender no Compras Instagram (Stories)

Confira o Passo a passo para vender nos stories:

  1. Selecione a figurinha “compras” na bandeja de figurinhas;
  2. Escolha o produto do seu catálogo que deseja colocar em destaque;
  3. Mova a figurinha do produto para onde deseja exibi-la no story;
  4. Para alterar a cor do texto da figurinha do produto, basta tocar na figurinha;
  5. Compartilhe o seu story.

Você também pode incluir figurinha de produto (stickers) com o preço dos produtos nos Stories.

No entanto, é possível adicionar 1 figurinha de produto, por vez, apenas.

Você pode usar a figurinha com os recursos “deslizar para cima”, “destaques” e vídeos.

Ao tocar na figurinha, o usuário será redirecionado para a Página do produto.

A Página do produto deve ter imagens, descrição, preço da mercadoria e link para efetuar a compra.

Vale lembrar que marcações erradas podem confundir o seu potencial cliente.

Portanto, fique atento ao marcar seus produtos.

Como Vender no Compras Instagram (Vídeos, menções e Reels)

Vídeos: crie histórias sobre os seus produtos, coleções e marca marcando até 30 produtos em vídeos do Instagram.

Menções: conecte pessoas aos seus produtos por meio de conversas usando “@” nas publicações do feed para mencionar até cinco produtos.

Ou destaque um lançamento ou produto especial. Para isso, adicione uma menção ao produto na bio do seu perfil.

Reels: crie vídeos divertidos e rápidos para ajudar os seus produtos a serem vistos em escala global no Instagram.

Obs.: todo o processo descrito acima foi retirado da página do Instagram.

Como Vender no Compras Instagram (Explorar)

A aba “Explorar” serve como uma vitrine para exibir seus produtos (mercadorias com fotos, preços, etc.).

Os consumidores podem salvar os produtos favoritos na lista de desejos.

Os usuários também podem buscar por produtos na aba “Explorar” – “Loja” (menu superior) e clicar no ícone de mercado.

Ademais, o Instagram irá mostrar mercadorias relacionadas aos interesses dos usuários da plataforma.

As sugestões do Instagram aparecem na página principal do “Explorar” (ícone de “bolsa”).

Veja 5 Táticas Para Aumentar O Seu Engajamento No Instagram!

Como Vender Mais No Instagram!

O primeiro passo para começar a vender no Instagram Shopping é definir a sua Persona, personagem imaginário que reúne todas as características (demográficas, psicológicas, como valores, interesses, hábitos de consumo, sonhos, momento de vida, etc.) do seu cliente ideal.

A criação da Persona (cliente ideal) do seu Negócio é fundamental, pois ela balizará a sua Estratégia de Marketing e Comunicação.

1. Para definir a sua Persona, faça uma pesquisa com pessoas que tenham um perfil parecido com a representação do seu cliente ideal.

2. Para criar a sua Persona, indico a plataforma Gerador de Personas, criada pela Rock Content, uma das principais empresas de Marketing Digital do Brasil.

 Após criar a sua Persona, chegou a hora de captar a atenção dela, não é mesmo?

Descubra como chamar a atenção da sua Persona em 3 passos!

  1. Seja claro e objetivo;
  2. Exponha os 2 ou 3 principais benefícios no início do texto. Para tal, mostre ao usuário o que ele ganhará ao comprar o seu produto;
  3. Reforce os principais benefícios no fim do texto, pois o cérebro grava melhor a primeira e a última coisa ditas;
  4. E, por fim, lembre-se que a mensagem principal é a resposta a uma necessidade.

Ao captar a atenção da sua persona, lembre-se da regra 80/20 (baseada no Princípio de Pareto), que estabelece que 80% do conteúdo publicado deve ser informativo e apenas, 20% deve ser promocional (divulgação dos seus produtos ou serviços).

Para tal:

Responda às dúvidas dos seus fãs;

Compartilhe os problemas e dificuldades que você tinha ou ainda tem; pois, possivelmente, muitas outras pessoas tenham as mesmas indagações;

Poste Sacadas;

Publique reviews dos seus produtos ou de mercadorias que estejam relacionadas a ele;

Publique frases motivacionais com a legenda (Instagram): ela precisa ser extensão da sua citação e não uma repetição.

Então, vamos a um exemplo da Regra 80/20?

Numa semana, publique 5 posts, sendo 4 informativos (4/5 = 0,80; 0,80 x 100 = 80%) e 1 comercial (1/5 = 0,20; 0,20 x 100 = 20%), divulgação dos seus produtos ou serviços, promoções e, assim, por diante.

Descubra Como Bombar Seu Instagram!

Para descobrir qual é a melhor hashtag, acesse o site Top Hashtags.

Na seção Convert & Analysis HashTags (topo do site), digite várias hashtags;

Verifique o número de publicações de cada uma;

Clique sobre cada hashtag escolhida;

Analise quais outras hashtags são sugeridas pela plataforma;

Em seguida, crie uma tabela com todas as hashtags escolhidas;

E, por fim, ranqueie as hashtags em ordem decrescente (número de publicações).

Em seguida, decida quais convêm usar nas suas legendas.

Vale lembrar que não convém usar hashtags com milhões de publicações, pois a concorrência é muito grande.

Opte por hashtags com um número menor de posts (milhares de publicações).

Descubra qual é a melhor hashtag para impulsionar suas publicações!

Para tal, use hashtags com termos relevantes do seu mercado e faça a combinação entre as # usando a seguinte tática:

Use de 5 a 7 hashtags (100 mil a 500 mil publicações);

5 a 7 hashtags (10 mil a 100 mil publicações);

3 a 5 hashtags (menos de 10 mil publicações);

1 a 3 (hashtags da sua marca);

Utilize hashtags específicas dos seus produtos e/ou serviços e da sua marca. E estimule seus seguidores as usarem nas publicações deles;

E, por fim, varie as suas hashtags, a fim de atrair novos seguidores e potenciais clientes e também, a fim de evitar que sua conta seja punida e que seu engajamento caia drasticamente, pois tal prática pode ser considerada SPAM.

Também não use hashtags, como sextou, pois pode ser classificada como pornografia, já que significa sexo com você (sex to u) em Inglês.

Use imagens chamativas, coloridas e com pessoas, preferencialmente, consumindo o produto ou serviço que está anunciando.

Já que estudos demonstraram que tal tática pode gerar 30% mais engajamento.

Use imagens chamativas, coloridas e com pessoas, preferencialmente, consumindo o produto ou serviço que está anunciando.

Já que estudos demonstraram que tal tática pode gerar 30% mais engajamento.

Após divulgar e vender seus produtos, chegou a hora de analisar o desempenho das vendas, não é mesmo?

Para ter acesso a tais dados, vá até a guia “Informações” em seu perfil e analise o desempenho de suas publicações.

Avalie publicação por publicação e faça ajustes, caso ache necessário.

Boas vendas!

Você tem outras sugestões de como vender no Compras no Instagram?

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