Transforme Seu Instagram Em Uma Máquina De Vendas!

Você já usa o recurso Compras no Instagram? Descubra como aumentar as vendas e o faturamento do seu Negócio ao vender no Compras no Instagram!

Já que, segundo dados do Instagram Business, 60% das pessoas usam o aplicativo para encontrar novos produtos.

Mas, afinal, o que é o recurso Compras no Instagram?

O Compras no Instagram é uma funcionalidade que permite vender produtos físicos no Feed, nos stories e na aba “Explorar” da rede social.

Vale ressaltar que é possível vender no Compras no Instagram apenas produtos físicos.

1. Como configurar o recurso Compras no Instagram

Então, vamos ao passo a passo?

O primeiro passo para configurar a sua Loja no Instagram, é verificar se o seu Negócio atende aos 4 pré-requisitos exigidos pela plataforma:

O domínio fornecido precisa ser seu, por ex, www.importados.com.br.

Domínios de outras empresas, como Hotmart, WordPress e Wix não serão aceitos.

Vale lembrar que a sua empresa deve atender aos 4 pré-requisitos para ser aprovada no Compras no Instagram.

Em seguida, transforme a sua conta em comercial, caso ainda não seja.

Vincule sua conta comercial do Instagram a uma Página do Facebook.

  1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram;
  2. Selecione Editar Perfil;
  3. Sob a seção Informações comerciais públicas, selecione Página;
  4. Escolha a Página que deseja conectar;
  5. Se você não tem uma Página, selecione Criar uma nova Fan Page;
  6. Observação: não é necessário ter uma Loja no Facebook, apenas uma Fan Page.

O passo seguinte é conectar seu perfil comercial do Instagram a um catálogo do Facebook.

Você tem 2 opções para criá-lo.

Opção1: usar o Gerenciador de Catálogos.

Você pode criar um novo catálogo ou conectar-se a um catálogo existente.

Observação: caso queira usar figurinhas e marcações de produtos, escolha um catálogo de comércio eletrônico.

Como criar um catálogo

Opção 2: usar um parceiro do Facebook.

Caso não saiba configurar o catálogo, os parceiros certificados podem ajudá-lo nessa tarefa.

Agora, chegou a hora de se cadastrar no Compras no Instagram!

Para se cadastrar, sua conta e catálogo devem estar conectados. Para tal:

  1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque nas 3 barrinhas;
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Cadastre-se para o recurso Compras;
  4. Siga as etapas para enviar sua conta para análise;

Algumas empresas podem ser notificadas de que informações adicionais são necessárias para provar a propriedade do domínio do site. Se você recebê-la, siga as etapas para concluir o processo verificação de domínio para enviar sua conta para análise.

Siga todas as etapas, a fim de garantir que tudo esteja, de acordo, com os pré-requisitos do Instagram, para que sua conta seja enviada para análise.

O processo geralmente leva alguns dias e, às vezes, pode levar mais tempo.

Você pode acessar a seção “Compras” nas Configurações a qualquer momento para verificar o status da sua análise.

Você receberá uma notificação do Instagram ao ser aprovado.

Após a aprovação, conclua a configuração do Instagram Shopping para começar a vender seus produtos.

7 Sacadas De Marketing Digital Pra Você Ter Um Negócio Rentável!

2. Saiba como ativar o recurso Compras no Instagram

O primeiro passo para começar a construir uma máquina de vendas no Instagram é ter a sua conta aprovada pela plataforma.

O segundo passo é ativar o recurso “Compras”.

Observação: se você não vir a opção “Compras” em “Configurações”, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso Compras no Instagram.

  1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque nos três tracinhos;
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Toque em “Empresas” e em “Compras”;
  4. Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;
  5. Selecione “Concluir”.

Agora que você ativou o recurso Compras, pode usar as etiquetas de produto para destacar produtos em fotos e vídeos no Feed e no “Stories”.

Saiba Como Vender No Recursos Compras no Instagram 

Após ativar o Instagram Shopping, chegou a melhor hora, não é mesmo?

Venda no Feed!

Adicione etiquetas aos seus produtos ao divulgá-los no Feed. É o mesmo processo de marcação de pessoas e locais.

No entanto, em vez de marcar alguém, você tagueará seus produtos e adicionará as seguintes informações (nome, preço, etc.) neles.

As informações do produto devem ser similares ao do catálogo do Facebook.

Vale ressaltar que você pode incluir até 5 produtos por publicação (imagem ou vídeo) e até 20 produtos nas publicações de várias imagens (carrossel).

Confira o Passo a passo para vender no Feed!

Para marcar produtos em suas publicações:

  1. Selecione uma foto ou um vídeo e adicione legenda, efeitos e filtros;
  2. Toque nos produtos da foto que você deseja marcar;
  3. Para vídeos, uma bandeja será exibida para você selecionar até cinco produtos para marcação;
  4. Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
  5. Toque em Concluir;
  6. Toque em Compartilhar.

Ao tocar na publicação, o usuário será redirecionado para a Página do produto,

A Página do produto deve ter imagens, descrição, preço da mercadoria e link para efetuar a compra.

Vale lembrar que se o usuário quiser comprar o produto, ele será redirecionado para o seu site.

Já que não é possível realizar compras, diretamente, na plataforma.

Vendas nos Stories!

Confira o Passo a passo para vender nos stories:

  1. Toque no ícone de figurinha no canto superior direito;
  2. Selecione a figurinha do produto na bandeja de figurinhas;
  3. Escolha o produto do seu catálogo que deseja colocar em destaque;
  4. Mova a figurinha do produto para onde deseja exibi-la no “story”;
  5. Para alterar a cor do texto da figurinha do produto, basta tocar na figurinha;
  6. Compartilhe a sua história.

Você também pode incluir figurinha de produto (stickers) com o preço dos produtos nos Stories.

No entanto, é possível adicionar 1 figurinha de produto, por vez, apenas.

Você pode usar a figurinha com os recursos “deslizar para cima”, “destaques” e vídeos.

Ao tocar na figurinha, o usuário será redirecionado para a Página do produto.

A Página do produto deve ter imagens, descrição, preço da mercadoria e link para efetuar a compra.

Vale lembrar que marcações erradas podem confundir o seu potencial cliente.

Portanto, fique atento ao marcar seus produtos.

Obs.: todo o processo descrito acima foi retirado da página do Instagram.

Loja na aba “Explorar”

A aba “Explorar” serve como uma vitrine para exibir seus produtos (mercadorias com fotos, preços, etc.).

Os consumidores podem salvar os produtos favoritos na lista de desejos.

Os usuários também podem buscar por produtos na aba “Explorar” – “Loja” (menu superior) e clicar no ícone de mercado.

Ademais, o Instagram irá mostrar mercadorias relacionadas aos interesses dos usuários da plataforma.

As sugestões do Instagram aparecem na página principal do “Explorar” (ícone de “bolsa”).

Veja 5 Táticas Para Aumentar O Seu Engajamento No Instagram!

Como Conquistar Clientes Certos E Vender Mais No Instagram!

O primeiro passo para começar a vender no Instagram Shopping é definir a sua Persona, personagem imaginário que reúne todas as características (demográficas, psicológicas, como valores, interesses, hábitos de consumo, sonhos, momento de vida, etc.) do seu cliente ideal.

A criação da Persona (cliente ideal) do seu Negócio é fundamental, pois ela balizará a sua Estratégia de Marketing e Comunicação.

1. Para definir a sua Persona, faça uma pesquisa com pessoas que tenham um perfil parecido com a representação do seu cliente ideal.

2. Para criar a sua Persona, indico a plataforma Gerador de Personas, criada pela Rock Content, uma das principais empresas de Marketing Digital do Brasil.

 Após criar a sua Persona, chegou a hora de captar a atenção dela, não é mesmo?

Saiba como chamar a atenção da sua Persona em 3 passos!

  1. Seja claro e objetivo;
  2. Exponha os 2 ou 3 principais benefícios no início do texto. Para tal, mostre ao usuário o que ele ganhará ao comprar o seu produto;
  3. Reforce os principais benefícios no fim do texto, pois o cérebro grava melhor a primeira e a última coisa ditas;
  4. E, por fim, lembre-se que a mensagem principal é a resposta a uma necessidade.

Ao captar a atenção da sua persona, lembre-se da regra 80/20 (baseada no Princípio de Pareto), que estabelece que 80% do conteúdo publicado deve ser informativo e apenas, 20% deve ser promocional (divulgação dos seus produtos ou serviços).

Para tal:

Responda às dúvidas dos seus fãs; 

Compartilhe os problemas e dificuldades que você tinha ou ainda tem; pois, possivelmente, muitas outras pessoas tenham as mesmas indagações;

Poste Sacadas;

Publique reviews dos seus produtos ou de mercadorias que estejam relacionadas a ele;

Publique frases motivacionais com a legenda (Instagram): ela precisa ser extensão da sua citação e não uma repetição.

Então, vamos a um exemplo da Regra 80/20?

Numa semana, publique 5 posts, sendo 4 informativos (4/5 = 0,80; 0,80 x 100 = 80%) e 1 comercial (1/5 = 0,20; 0,20 x 100 = 20%), divulgação dos seus produtos ou serviços, promoções e, assim, por diante.

Aprenda A Bombar Seu Instagram!

Para descobrir qual é a melhor hashtag, acesse o site Top Hashtags.

Na seção Convert & Analysis HashTags (topo do site), digite várias hashtags;

Verifique o número de publicações de cada uma;

Clique sobre cada hashtag escolhida;

Analise quais outras hashtags são sugeridas pela plataforma;

Em seguida, crie uma tabela com todas as hashtags escolhidas;

E, por fim, ranqueie as hashtags em ordem decrescente (número de publicações).

Em seguida, decida quais convêm usar nas suas legendas.

Vale lembrar que não convém usar hashtags com milhões de publicações, pois a concorrência é muito grande.

Opte por hashtags com um número menor de posts (milhares de publicações).

Descubra qual é a melhor hashtag para impulsionar suas publicações!

Para tal, use hashtags com termos relevantes do seu mercado e faça a combinação entre as # usando a seguinte tática:

Use de 5 a 7 hashtags (100 mil a 500 mil publicações);

5 a 7 hashtags (10 mil a 100 mil publicações);

3 a 5 hashtags (menos de 10 mil publicações);

1 a 3 (hashtags da sua marca);

Utilize hashtags específicas dos seus produtos e/ou serviços e da sua marca. E estimule seus seguidores as usarem nas publicações deles;

E, por fim, varie as suas hashtags, a fim de atrair novos seguidores e potenciais clientes e também, a fim de evitar que sua conta seja punida e que seu engajamento caia drasticamente, pois tal prática pode ser considerada SPAM.

Também não use hashtags, como sextou, pois pode ser classificada como pornografia, já que significa sexo com você (sex to u) em Inglês.

Use imagens chamativas, coloridas e com pessoas, preferencialmente, consumindo o produto ou serviço que está anunciando.

Já que estudos demonstraram que tal tática pode gerar 30% mais engajamento.

Use imagens chamativas, coloridas e com pessoas, preferencialmente, consumindo o produto ou serviço que está anunciando.

Já que estudos demonstraram que tal tática pode gerar 30% mais engajamento.

Confira as informações do Recurso Compras no Instagram!

Após divulgar e vender seus produtos, chegou a hora de analisar o desempenho das vendas, não é mesmo?

Para ter acesso a tal informação, vá até a guia “Informações” em seu perfil e analise o desempenho de suas publicações e stories de compras.

Avalie publicação por publicação e faça ajustes, caso ache necessário.

Boas vendas!

7 Passos Para Construir Uma Máquina De Vendas No Instagram!

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