Transforme Instagram Shopping Numa Máquina De Vendas!

Você já usa o Instagram Shopping? Descubra como aumentar as vendas e o faturamento do seu Negócio ao vender no Instagram Shopping!

Já que, segundo dados do Instagram Business, 60% das pessoas usam o aplicativo para encontrar novos produtos.

Mas, afinal, o que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma funcionalidade que permite vender produtos físicos no Feed, nos stories e na aba “Explorar” da rede social.

Vale ressaltar que é possível vender apenas produtos físicos no Instagram Shopping.

Ademais, é necessário ter um comércio eletrônico, já que não é possível efetuar a compra na plataforma.

1. Como configurar o Instagram Shopping

Então, vamos ao passo a passo?

O primeiro passo para configurar a sua Loja no Instagram, é verificar se o seu Negócio atende aos 4 pré-requisitos exigidos pela plataforma:

1.   Sua empresa está localizada em um mercado aceito?

2.   Sua empresa cumpre as políticas comerciais do Instagram?

3.   Sua conta do Instagram é uma conta comercial?

4.   Sua conta está conectada a uma Página do Facebook?

Vale lembrar que a sua resposta deve ser sim para todas as perguntas para você poder vender no Instagram.

O passo seguinte é conectar seu perfil comercial do Instagram a um catálogo do Facebook.

Você tem 2 opções para criá-lo.

Opção1: usar o Gerenciador de Catálogos.

Você pode criar um novo catálogo ou conectar-se a um catálogo existente.

Observação: caso queira usar figurinhas e marcações de produtos, escolha um catálogo de comércio eletrônico.

Como criar um catálogo

Opção 2: usar um parceiro do Facebook.

Caso não saiba configurar o catálogo, os parceiros certificados podem ajudá-lo nessa tarefa.

Agora, chegou a hora de se cadastrar no aplicativo!

Cadastre-se no Instagram Shopping. Para tal, sua conta e catálogo devem estar conectados.

Em seguida, acesse as configurações do seu perfil, toque em “Empresa” e em “Compras”.

Siga todas as etapas, a fim de garantir que tudo esteja, de acordo, com os pré-requisitos do Instagram, para que sua conta seja enviada para análise.

O processo geralmente leva alguns dias, mas, às vezes, pode levar mais tempo.

Você pode acessar a seção “Compras” nas Configurações a qualquer momento para verificar o status da sua análise.

Você receberá uma notificação do Instagram ao ser aprovado.

Após a aprovação, conclua a configuração do Instagram Shopping para começar a vender seus produtos.

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2. Saiba como ativar a Loja no Instagram

  1. Acesse a sua conta no Instagram;
  2. Clique o ícone de Opçõesno canto superior direito (os três pontos);
  3. Nas Configurações, vá até Shopping;
  4. Toque em Continuar;
  5. Selecione o catálogo de produtos que deseja usar.

Obs.: todo o processo de criação da Loja descrito acima foi retirado da página do Facebook e do Instagram.

Vale recapitular os pré-requisitos necessários para vender no Instagram Shopping!

  • Ter um e-commerce validado para a integração;
  • Usar o gerenciador de catálogos;
  • Vincular a sessão loja à sua página do Facebook.

Saiba Como Vender No Instagram Shopping

Após ativar o Instagram Shopping, chegou a melhor hora, não é mesmo?

Venda no Feed!

Adicione etiquetas aos seus produtos ao divulgá-los no Feed. É o mesmo processo de marcação de pessoas e locais.

No entanto, em vez de marcar alguém, você “tagueará” seus produtos e adicionará as seguintes informações (nome, preço, etc.) neles.

As informações do produto devem ser similares ao do catálogo do Facebook.

Vale ressaltar que você pode incluir até 5 produtos por publicação (imagem ou vídeo) e até 20 produtos nas publicações de várias imagens (carrossel).

Confira o Passo a passo para vender no Feed!

Para marcar produtos em suas publicações:

  1. Selecione uma foto ou um vídeo e adicione legenda, efeitos e filtros;
  2. Toque nos produtos da foto que você deseja marcar;
  3. Para vídeos, uma bandeja será exibida para você selecionar até cinco produtos para marcação;
  4. Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
  5. Toque em Concluir;
  6. Toque em Compartilhar.

Ao tocar na publicação, o usuário será redirecionado para a Página do produto,

A Página do produto deve ter imagens, descrição, preço da mercadoria e link para efetuar a compra.

Vale lembrar que se o usuário quiser comprar o produto, ele será redirecionado para o seu site.

Já que não é possível realizar compras, diretamente, na plataforma.

Vendas nos Stories!

Confira o Passo a passo para vender nos stories:

  1. Selecione uma foto ou um vídeo para carregar no story;
  2. Selecione a figurinha do produto na bandeja de figurinhas;
  3. Separe o produto do seu catálogo que deseja colocar em destaque;
  4. Mova a figurinha do produto para o local onde deseja exibi-lo no story. Se você deseja editar o nome do produto, altere-o no catálogo de produtos antes de adicionar a figurinha. Para mudar a cor do texto da figurinha do produto, basta tocar na figurinha;
  5. Compartilhe o story.

Você também pode incluir figurinha de produto (stickers) com o preço dos produtos nos Stories.

No entanto, é possível adicionar 1 figurinha de produto, por vez, apenas.

Você pode usar a figurinha com os recursos “deslizar para cima”, “destaques” e vídeos.

Ao tocar na figurinha, o usuário será redirecionado para a Página do produto.

A Página do produto deve ter imagens, descrição, preço da mercadoria e link para efetuar a compra.

Vale lembrar que marcações erradas podem confundir o seu potencial cliente.

Portanto, fique atento ao marcar seus produtos.

Obs.: todo o processo descrito acima foi retirado da página do Instagram.

Loja na aba “Explorar”

A aba “Explorar” serve como uma vitrine para exibir seus produtos (mercadorias com fotos, preços, etc.).

Os consumidores podem salvar os produtos favoritos na lista de desejos.

Os usuários também podem buscar por produtos na aba “Explorar” – “Loja” (menu superior) e clicar no ícone de mercado.

Ademais, o Instagram irá mostrar mercadorias relacionadas aos interesses dos usuários da plataforma.

As sugestões do Instagram aparecem na página principal do “Explorar” (ícone de “bolsa”).

Veja 5 Táticas Para Aumentar O Seu Engajamento No Instagram!

Como Conquistar Clientes Certos E Vender Mais No Instagram!

O primeiro passo para começar a vender no Instagram Shopping é definir a sua Persona, personagem imaginário que reúne todas as características (demográficas, psicológicas, como valores, interesses, hábitos de consumo, sonhos, momento de vida, etc.) do seu cliente ideal.

A criação da Persona (cliente ideal) do seu Negócio é fundamental, pois ela balizará a sua Estratégia de Marketing e Comunicação.

1. Para definir a sua Persona, faça uma pesquisa com pessoas que tenham um perfil parecido com a representação do seu cliente ideal.

2. Para criar a sua Persona, indico a plataforma Gerador de Personas, criada pela Rock Content, uma das principais empresas de Marketing Digital do Brasil.

 Após criar a sua Persona, chegou a hora de captar a atenção dela, não é mesmo?

Saiba como chamar a atenção da sua Persona em 3 passos!

  1. Seja claro e objetivo;
  2. Exponha os 2 ou 3 principais benefícios no início do texto. Para tal, mostre ao usuário o que ele ganhará ao comprar o seu produto;
  3. Reforce os principais benefícios no fim do texto, pois o cérebro grava melhor a primeira e a última coisa ditas;
  4. E, por fim, lembre-se que a mensagem principal é a resposta a uma necessidade.

Ao captar a atenção da sua persona, lembre-se da regra 80/20 (baseada no Princípio de Pareto), que estabelece que 80% do conteúdo publicado deve ser informativo e apenas, 20% deve ser promocional (divulgação dos seus produtos ou serviços).

Para tal:

Responda às dúvidas dos seus fãs; 

Compartilhe os problemas e dificuldades que você tinha ou ainda tem; pois, possivelmente, muitas outras pessoas tenham as mesmas indagações;

Poste Sacadas;

Publique reviews dos seus produtos ou de mercadorias que estejam relacionadas a ele;

Publique frases motivacionais com a legenda (Instagram): ela precisa ser extensão da sua citação e não uma repetição.

Então, vamos a um exemplo da Regra 80/20?

Numa semana, publique 5 posts, sendo 4 informativos (4/5 = 0,80; 0,80 x 100 = 80%) e 1 comercial (1/5 = 0,20; 0,20 x 100 = 20%), divulgação dos seus produtos ou serviços, promoções e, assim, por diante.

Você Sabe Qual É A Melhor Hashtag Para Suas Legendas? Descubra Já!

O uso de hashtags é fundamental para atrair potencias clientes, já que estas funcionam palavras-chaves no Instagram.

Para descobrir qual é a melhor hashtag, vá até a aba “Explorar” (lupa) e digite várias # e veja o número de publicações de cada uma.

Em seguida, decida quais convêm usar nas suas legendas.

Confira 4 Sites e 1 Aplicativo para você encontrar as hashtags perfeitas para o seu negócio:

  1. TagsFinder;
  2. All Hashtag;
  3. Top Hashtags;
  4. Leetags (aplicativo);
  5. Hashtagify (pago).

Use imagens chamativas, coloridas e com pessoas, preferencialmente, consumindo o produto ou serviço que está anunciando.

Já que estudos demonstraram que tal tática pode gerar 30% mais engajamento.

Confira as informações do Instagram Shopping

Após divulgar e vender seus produtos, chegou a hora de analisar o desempenho das vendas, não é mesmo?

Para ter acesso a tal informação, vá até a guia “Informações” em seu perfil e analise o desempenho de suas publicações e stories de compras.

Avalie publicação por publicação e faça ajustes, caso ache necessário.

Boas vendas!

Como Vender Mais Com Uma Consultoria De Marketing Digital! 

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