Top 7 Táticas De Marketing Digital Para Esporte!

Descubra como transformar Fãs em Clientes e a construir uma máquina de alta performance on-line usando o Marketing Digital no Esporte!

Top 7 Táticas De Marketing Digital Para Esporte!

Confira as Táticas abordadas no artigo!

  1. Como definir o Propósito do Seu Negócio Esportivo;
  2. Saiba como escrever uma Missão Com Proposta de Valor;
  3. Como fazer um Plano de Negócios;
  4. Descubra como Impulsionar o seu Negócio Esportivo;
  5. 5 Gatilhos Mentais Para Você Criar Ofertas Irrecusáveis;
  6. Como bombar as suas Vendas nas Redes Sociais usando o Marketing Digital no Esporte;
  7. Saiba como gerar prova social.

1. Qual O Propósito Do Seu Negócio?

O primeiro passo para bombar o seu Negócio on-line é definir o propósito do seu empreendimento.

Para saber qual o propósito (razão de ser) do seu Negócio, responda as seguintes perguntas (baseadas no Círculo De Ouro, teoria criada por Simon Sinek):

O que sua empresa faz (produtos e serviços oferecidos)?

Como a sua empresa faz (o que a torna especial, diferente da concorrência)?

Por que a sua empresa faz o que faz (causa, crença, razão de ser do Negócio)?

Vale lembrar que propósito está relacionado e é útil ao outro (cliente) e também não tem a ver com lucro.

Após responder tais perguntas, estabeleça a missão, visão (onde sua empresa quer estar daqui a 5 ou 10 anos) e valores (virtudes que norteiam a conduta da sua empresa e que são inegociáveis).

  1. Saiba Como Escrever Uma Missão Com Proposta De Valor!

Após definir o propósito, a missão, a visão e os valores da sua empresa. Agora, chegou a hora de escrever Sua Missão Com Proposta de Valor. Para tal,  substitua os termos entre parênteses com as características do seu Negócio!

Nossos (produtos ou serviços) ajudam clientes que desejam (dores da clientela), por meio da (criadores de ganhos + alívio das dores, utilize 1 ou mais verbos).

Confira a Minha Missão com Proposta de Valor!

Auxilio Empreendedores a divulgar o seu Negócio on-line e a vender mais ao criar e comercializar E-books direcionados a construir uma máquina de vendas na Internet.

  1. Veja 9 Passos Para Você Criar Um Modelo De Negócios!

Saiba como criar um Modelo de Negócios simples e visual!

Tal Modelo é baseado no Business Model Canvas, criado pelo suíço Alexander Osterwalder.

Então, vamos ao passo a passo?

  1. Proposta de valor (O quê): o que torna o seu Negócio único, diferente dos demais, qual dor/problema resolve;
  2. Relacionamento com clientes (Para quem): como se relaciona com os seus clientes, por ex, presta atendimento personalizado ou automatizado;
  3. Canais (Para quem): quais canais/meios de comunicação você usa para se relacionar com o seu cliente, por ex, virtual (WhatsApp, site, etc.) ou presencial;
  4. Segmentos de clientes (Para quem): qual é o público-alvo do seu Negócio e as principais características deste segmento;
  5. Atividades Principais (Como): quais são as atividades essenciais para o funcionamento do Negócio;
  6. Recursos Principais (Como): quais recursos são fundamentais para o funcionamento do Negócio (físicos – fábricas, máquinas, matéria-prima; intelectuais – patentes, registros, marcas, dados -; humanos – profissionais e financeiros – linhas de crédito, fundos, etc.);
  7. Parcerias Principais (Como): pessoas ou empresas que vão contribuir para o sucesso de seu negócio, por ex, fornecedores;
  8. Estrutura de Custos (Quanto): quanto custa para fazer o seu Negócio girar, por ex, hospedagem, domínio, tempo;
  9. Fontes de receita (Quanto): quanto e como os compradores pagarão pelo valor que você oferece.

4. Como Impulsionar O Seu Negócio usando o Marketing Digital no Esporte! 

O segundo passo para bombar o seu Negócio Esportivo e começar a vender on-line seus produtos (artigos e equipamentos esportivos) e/ou serviços (consultoria de Marketing Digital, etc.) é definir a sua Persona, personagem imaginário que reúne todas as características (demográficas, psicológicas, como valores, interesses, hábitos de consumo, sonhos, momento de vida, etc.) do seu cliente ideal.

A criação da Persona (cliente ideal) do seu Negócio é fundamental, pois ela balizará a sua Estratégia de Marketing e Comunicação.

  1. Para definir a sua Persona, faça uma pesquisa com pessoas que tenham um perfil parecido com a representação do seu cliente ideal.
  2. Para criar a sua Persona, indico a plataforma Gerador de Personas, criada pela Rock Content, uma das principais empresas de Marketing Digital do Brasil.

Após criar a sua Persona, chegou a hora de captar a atenção do seu potencial cliente e conquistar novos compradores, não é mesmo?

Você sabia que o tempo médio de atenção dos seres humanos é de 8 segundos?

Tal dado foi obtido numa pesquisa realizada pela Microsoft, em 2015.

Tal resultado impõe um enorme desafio a todos nós, não é mesmo?

No entanto, é possível superá-lo com uma Comunicação Assertiva e Persuasiva. Para tanto:

Seja claro e objetivo;

Exponha os 2 ou 3 principais benefícios do seu produto ou serviço no início do texto;

Para tal, mostre ao seu potencial cliente o que ele ganhará ao adquirir o seu produto e/ou serviço;

Reforce os principais benefícios no fim do texto, pois o cérebro grava melhor a primeira e a última coisa descritas;

E, por fim, lembre-se que o seu produto e/ou serviço deve ser a solução para um problema enfrentado pelo seu potencial cliente.

Regra 80/20 para vender on-line

Ademais, use a regra 80/20 (baseada no Princípio de Pareto), que estabelece que 80% do conteúdo publicado devem ser informativo e apenas 20% promocional (divulgação dos seus produtos ou serviços) nas suas publicações.

Então, vamos a um exemplo da Regra 80/20?

Numa semana, publique 5 posts, sendo 4 informativos (4/5 = 0,80; 0,80 x 100 = 80%) e 1 comercial (1/5 = 0,20; 0,20 x 100 = 20%), divulgação dos seus produtos ou serviços, promoções e, assim, por diante.

Também utilize gatilhos mentais (técnicas oriundas da Psicologia baseadas em padrões de comportamento usadas para estimular uma tomada de decisão/compra) na divulgação dos seus produtos e serviços (seja em publicações ou em anúncios).

O uso de gatilhos mentais é fundamental, pois 95% das nossas decisões de compra são inconscientes, segundo um estudo de Gerald Zaltman, professor da Harvard Business School.

Tal pesquisa mostra que as nossas decisões de compra são tomadas de maneira emocional (as quais podem ser ativadas com gatilhos mentais) e, posteriormente, justificadas racionalmente.

Como Transformar Sonhos Em Realidade E Ganhar Dinheiro!

5. Como vender on-line usando o Marketing Esportivo no Esporte: 5 gatilhos mentais para tornar as suas ofertas irrecusáveis!

  1. História: compartilhe os problemas e dificuldades que você enfrentou e ainda enfrenta na sua jornada empreendedora, a fim de criar uma real conexão com o seu potencial cliente;
  2. Autoridade: mostre que você é especialista/domina um determinado assunto. Para tal, responda às dúvidas dos seus fãs, pois, possivelmente, muitas outras pessoas tenham as mesmas indagações, publique Sacadas, faça demonstrações, exiba Certificados e Registro de classe (caso seja o seu caso);
  3. Reciprocidade: disponibilize material educativo (e-books, checklists, lives) gratuitamente, pois isso faz com que a pessoa sinta a necessidade de retribuir o favor;
  4. Prova social: publique listas de produtos mais vendidos, comentários, análises e recomendações de clientes, já que as pessoas têm a necessidade de serem aceitas e de fazerem parte de uma comunidade ou grupo social e para tal acabam reproduzindo comportamentos, o chamado ”efeito manada”, por ex, “98% dos nossos clientes recomendam”, “mais de 1.000 unidades vendidas”;
  5. Escassez: use gatilhos que criem a sensação, de que o seu produto ou serviço é raro, que a pessoa não pode deixar aquela oportunidade passar, pois é única. Para tal, utilize a contagem regressiva, por ex,

”encerra-se em 10 horas”; “há outros clientes interessados”, “oferta apenas para nossos membros premium“, desconto até a data X, etc.

Agora, chegou a hora de você colocar a mão na massa.

Para tal, liste, no mínimo, 3 gatilhos mentais que você pode aplicar ao seu Negócio.

E aplique-os no seu Empreendimento.

6. Como Gerar Mais Vendas Nas Redes Sociais!

Deseja bombar as suas vendas nas redes sociais e não sabe como?

Eu tenho uma confissão a fazer: realmente, não é uma tarefa fácil.

No entanto, é possível bombar as suas vendas nas redes sociais com anúncios patrocinados.

Aprenda a criar anúncios impossíveis de ignorar e a gerar mais vendas nas redes sociais.

Então, vamos ao passo a passo?

  1. Segmentação

Crie um Público baseado nas características da sua Persona, personagem imaginário que reúne todas as características (demográficas, psicológicas, como valores, interesses, hábitos de consumo, sonhos, momento de vida, etc.) do seu potencial cliente.

  1. Copy

Crie um anúncio persuasivo, que trabalhe as dores e anseios do seu público-alvo, a fim de estimulá-lo a adquirir o seu produto ou serviço. Para tal, use o acrônimo AIDA.

Acrônimo AIDA

O acrônimo AIDA (A: atenção, I: interesse, D: desejo e A: ação) é um princípio do Marketing que busca atrair a Atenção do potencial cliente, depois criar Interesse, despertar o Desejo e, por fim, a Ação do consumidor.

Baseado no acrônimo AIDA, escreva um texto que capte a atenção do seu potencial cliente e, principalmente, que o leve a realizar a ação que você almeja. Para tal, responda às questões:

  1. Por que o seu potencial cliente deve comprar o seu produto e/ou serviço? Escreva uma introdução que desperte desejo;
  2. Como o seu produto e/ou serviço o ajuda? Foque no problema/dor do seu potencial cliente;
  3. Como será a vida dele ao adquirir o seu produto e/ou serviço? Foque na solução (idealização);
  4. Que ação ele deve tomar? Use um CTA (chamada para ação, por ex, ligue já, compre agora, reserve já, etc.).
  5. Imagem

Use imagens chamativas, coloridas e com pessoas, preferencialmente, consumindo o produto ou serviço que está anunciando.

Vale ressaltar que há um tipo de imagem mais adequado para cada tipo de público.

Confira as imagens mais adequadas para cada público:

Público Frio (pessoas que não conhecem o seu Negócio): use imagens que foquem no benefício e no resultado obtidos;

Morno (pessoas que já conhecem o seu Negócio): use imagens com o nome e logo da sua empresa, a fim de gerar reconhecimento de marca, o que aumenta as chances de o anúncio ser notado pelo seu público-alvo;

Quente (pessoas que já são clientes do seu Negócio): use imagens da pessoa, que representa o seu público-alvo, usando o produto ou serviço que sua empesa comercializa, por ex, homens acima dos 30 anos.

7. Saiba Como Criar Links de Avaliação Do Seu Negócio no Google!

No universo on-line, não basta você vender, é preciso mostrar que vendeu e, principalmente, que o cliente ficou satisfeito com o seu produto ou serviço.

Portanto, a avaliação dos clientes sobre o seu Negócio é fundamental, já que tal opinião é uma prova social, o que  gera maior credibilidade à sua empresa.

Outra razão para ter a sua empresa aferida é que quanto mais avaliações tiver no Google Meu Negócio (ferramenta gratuita com dados do seu empreendimento (telefone, endereço, site, horário de atendimento) cujas informações aparecem nos mecanismos de busca e Mapas), melhor será o posicionamento do seu Negócio nos resultados de busca.

Compartilhe o URL curto com os seus clientes para receber avaliações:

Computador

Faça login no Google Meu Negócio;

Se você tiver vários locais, abra o que gostaria de gerenciar;

No menu à esquerda, clique em Página inicial;

No cartão “Receba mais avaliações”, você pode copiar seu URL curto para compartilhar com os clientes.

Dispositivo móvel

No seu dispositivo móvel, abra o app Google Meu Negócio. Se você tiver vários locais, abra aquele que gostaria de gerenciar;

Toque em Clientes – Avaliações;

No canto superior direito, toque em Compartilhar. Caso não tenha criado um nome curto, será pedido para criar um;

Copie seu URL curto para compartilhar com os clientes.

Quando os clientes clicam o link, eles podem avaliar sua empresa e/ou deixar um comentário. Saiba como ler e responder às avaliações dos clientes.

Lembre-se de que a política de comentários do Google não permite solicitar avaliações de clientes oferecendo incentivos nem disponibilizar aparelhos para que os clientes façam avaliações sobre sua empresa.

As avaliações que violarem essas políticas serão removidas.

Conclusão de Top 7 Táticas De Marketing Digital Para Esporte!

Criar e executar as estratégias de Marketing abordadas no artigo é fundamental para o sucesso do seu Negócio on-line, já que como diz certo provérbio:

Quem não é visto, não é lembrado.

Essa máxima também se aplica ao ambiente virtual.

Ademais, se o seu Negócio não aparecer bem posicionado perante o seu cliente, seja nas redes sociais ou nos mecanismos de busca, as chances de conquistá-lo serão ínfimas, para não dizer, inexistentes.

Portanto, é necessário muito esforço e dedicação para bombar o seu Negócio Esportivo on-line.

No entanto, a boa notícia é que é possível dominar tais técnicas (usar o Marketing Digital no Esporte), a fim de divulgar o seu empreendimento e, principalmente, aumentar o faturamento do seu Negócio Esportivo.

Bons Negócios!

Curtiu Top 7 Táticas De Marketing Digital Para Esporte!? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =