O Que Claude Monet Pode Nos Ensinar Sobre O Poder Da Luz?

No Ensaio Fotográfico O Poder Da Luz, inspirado em 50 catedrais, de Claude Monet, reflito sobre o efeito da Luz na representação Fotográfica Contemporânea.

Receba Sacadas de Fotografia e Saiba Como Fotografar Imagens Impossíveis De Serem Ignoradas!

O pintor Impressionista Claude Monet (1840-1926) pintou 50 telas (cujo tema era a Catedral de Rouen – cidade localizada no noroeste da França), 18 delas apenas da fachada da igreja, com o objetivo de retratar as mudanças de tons e sombras no exterior da edificação provocadas pela luz do sol.

Os quadros foram pintados em diferentes dias (desde a alvorada até o ocaso) e em distintos períodos do ano, de 1892 a 1893. Não obstante, Claude Monet refez as Pinturas em estúdio, em 1894 e as expões em 1895.

Sobre O Impressionismo

Movimento artístico surgido na França, no século XIX, caracterizado pelos efeitos da luz do sol sobre a natureza, pelos contrastes e pela claridade das cores, devido ao uso de cores brilhantes (carmesim, cobalto e amarelo cromo), manchas, marcas e nuances em seus quadros.

Catedral de Rouen, Portal e Torre de Saint-Romain, em pleno sol, harmonia em azul e dourado (1893)

Baseada na ideia de Claude Monet, fotografei a Casa Rosada (sede do governo argentino), ao longo de um dia, a fim de retratar o Poder da Luz e de também de refletir sobre o seu efeito na representação Fotográfica Contemporânea, uma vez que com suas diferentes nuances muda a aparência e, principalmente, a interpretação imagética do objeto retratado.

Confira 3 Dicas De Como Fotografar Imagens Impossíveis De Ignorar!

Casa Rosada 

A Casa Rosada localiza-se no centro de Buenos Aires, mais precisamente, na Plaza de Mayo, marco zero da capital portenha.

Construída no final do século XIX, durante a presidência de Domingo Sarmiento (1869 a 1874), político, jornalista e escritor, considerado um dos mais importantes do Romantismo Argentino, a Casa Rosada foi pintada com um tom róseo (fruto da junção das cores-símbolo de dois partidos políticos rivais: vermelho e branco), a fim de demonstrar a união de tais agremiações, sob a administração de Sarmiento (1811 – 1888).

O palácio também possui um museu, em que é possível ver quadros, esculturas, documentos que narram a história da Argentina e, até mesmo, conhecer o salão de reuniões e o gabinete presidenciais.

Nome: Casa Rosada

Construção: 1882 a 1898

Arquitetos: Carl Kihlberg, Henrik Åberg e Francesco Tamburini

Estilo Arquitetônico: Neoclássico

As 5 Melhores Práticas Para Você Otimizar As Suas Imagens!

O Poder Da Luz

O Poder da Luz - Casa-Rosada

O Poder da Luz - Casa-Rosada-ao-entardecer

O Poder da Luz - Casa-Rosada à noite

Confira o Vídeo do Ensaio Fotográfico O Poder da Luz!

Já se imaginou fazendo parte da história das pessoas e transformando suas vidas, seja fotografando o casamento, o aniversário de 1 ano do primeiro filho, a inauguração de um empreendimento ou o primeiro vernissage de um artista?

Posso ajudá-lo(a) a exercer esta missão de vida. Clique Aqui!

Receba Sacadas de Fotografia e Saiba Como Fotografar Imagens Impossíveis De Serem Ignoradas!

Curtiu O Que Monet Pode Nos Ensinar Sobre O Poder Da Luz? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezessete =