O Que Estas 2 Obras De Arte Natalinas Têm Em Comum? Descubra Já!

Em comemoração ao Natal (celebração do nascimento de Jesus), publico 2 Obras de Arte Natalinas (A Anunciação), sob a ótica de Jan van Eyck e Giovanni Bellini, Mestres Renascentistas.

A Anunciação narra o momento, em que o anjo Gabriel anuncia a Maria, que ela conceberá e dará à luz a Jesus (lit. Javé é a Salvação), o Salvador.

Tal episódio foi descrito no livro de Lucas, capítulo 1: “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Lucas 1:31-33.

Os Segredos De 2 Obras de Arte Natalinas

1. A Anunciação, de Jan van Eyck 

A obra-prima A Anunciação (1434 – 1436), do pintor Renascentista flamengo Jan van Eyck (1390 – 1441) – considerado um dos maiores de todos os tempos – possui mensagens e imagens cifradas, como frases escritas de trás para frente e de ponta cabeça, tais como: Ave Gra Plena (Maria Cheia de Graça) e Ecce Ancilla Domini (Eis a serva do Senhor).

Tais citações foram decodificadas há poucos anos. Uma hipótese levantada pelos historiadores é que foram escritas desta forma, pois são dirigidas a Deus e, assim, poderiam ser lidas por Ele, do Céu. Ademais, cortam o cetro, formando uma cruz, a qual faz alusão à Paixão de Cristo.

Já os sete lírios aludem à pureza, Maria à igreja, as três janelas à Trindade e o banco vazio à segunda vinda de Cristo.

A Anunciação contém também desenhos de passagens do Antigo Testamento, como o momento, em que Moisés foi encontrado pela filha do Faraó e quando recebeu os Dez mandamentos (janelas superiores) e a vitória de Davi sobre Golias (pintada no tapete, sob os pés de Maria e do anjo Gabriel, a qual prediz acontecimentos do Novo Testamento).

A Era da Graça

E, principalmente, a imagem dos sete raios de sol – feitos com ouro (único detalhe pintado com o metal), a fim de realçar o brilho dos feixes e, por conseguinte, os dons do Espírito – e a pomba (símbolo do Espírito Santo), que incidem sobre Maria, os quais representam o início da salvação da Humanidade, por Jesus, e o começo da Era da Graça.

Obras de Arte Natalinas A-Anunciação-Jan-van-Eyck

Ano: 1434 -1436

Técnica: óleo sobre tela

Dimensões: 92.7 × 36.7 cm

5 Obras-Primas Natalinas

A História por trás de A Anunciação

Em 1841, a obra foi adquirida, pelo czar Nicolau I, para o Museu Hermitage, localizado na cidade russa de São Petersburgo.

O estabelecimento, inaugurado em 1764, por Catarina, a Grande (1729 – 1796), é composto por seis palácios e pavilhões, os quais possuem mais de 600.000 obras, dentre as quais, destaco as de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669), e as alas de Arte Italiana e Egípcia.

Já em 1930, o quadro foi comprado por Andrew W. Mellon (1855 – 1937), milionário norte-americano, filantropo e colecionador de Arte. A Pintura foi vendida pelo governo russo, por 3, 5 milhões de libras esterlinas em valores atuais (considerada uma “pechincha”), a fim de estimular a embrionária indústria soviética.

Entre 1864 e 1870, a obra foi limpa, já que acumulou muita poeira, ao longo do tempo, porém, tal limpeza retirou o brilho das cores e a textura da tinta.

Já no fim do século XX, mais precisamente, na década de 90, a obra passou por diversas restaurações, dentre as quais, destaco, o manto de Maria, o qual recobrou o azul original. No início, a pintura era uma forma de adorar ao Senhor, depois a própria obra. E, atualmente, realiza as duas funções com maestria.

National Gallery of Art

O quadro A Anunciação, de Jan van Eyck, faz parte da coleção Andrew W. Mellon e foi doado, com mais 151 obras (126 pinturas e 26 esculturas) à National Gallery of Art (localizada na capital estadunidense). Não obstante, a Pintura não está em exposição.

Ademais de A Anunciação, o museu também possui a única obra de Leonardo da Vinci exposta nas Américas: Ginevra de´ Benci (1474 – 1478) e Wreath of Laurel, Palm, And Juniper With A Scroll Inscribed Virtutem Forma Decorat (1474 – 1478) compõem os dois lados do quadro.

O museu, um presente de Mellon à nação americana, começou a ser construído em março de 1937, e foi inaugurado em 17 de março de 1941, com seções dedicadas a distintos períodos e nações, a fim de entreter e, principalmente, de educar o visitante.

Curtindo O que estas 2 obras de arte natalinas têm em comum?

Continue lendo e confira mais uma Obra-Prima Natalina…

2. A  Anunciação, de Giovanni Bellini

Já Giovanni Bellini (1430 – 1516) usou a perspectiva e a tridimensionalidade e, ademais, o jogo de luzes e sombras. O artista pintou os painéis, para decorar o órgão, da Igreja de Santa Maria dos Milagres, localizada em Veneza, na Itália.

Não obstante, a Obra de Arte Natalina de Bellini só podia ser vista por inteiro, quando o instrumento musical estava fechado.

As obras de Arte Natalinas, de Jan van Eyck e Giovanni Bellini possuem diversas semelhanças, tais como: a posição dos personagens, o ambiente (janelas e objetos) e o lírio (símbolo de pureza).

A flor está presente em quase todas as obras relacionadas a este evento bíblico.

Ademais, ambos os quadros foram criados por Pintores Renascentistas (Movimento Artístico surgido na Europa, no século XIV, caracterizado pela redescoberta e revalorização da Cultura Greco-Romana), num período próximo (entre 1434 a 1436 – Jan van Eyck  a cerca de 1500 – Giovanni Bellini) e foi usada a mesma técnica de Pintura – Óleo sobre tela.

Obras de Arte Natalinas A Anunciação - Bellini

Ano: Cerca de 1500

Técnica: Óleo sobre tela

Dimensões: 225 x 212 cm

Localização:  Gallerie dell’Accademia (Venneza, Itália)

Curtiu O que estas 2 obras de arte natalinas têm em comum? Descubra? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *