O Que Caravaggio E O Barroco Têm Em Comum? Descubra Já!

Caravaggio e o Barroco. Caravaggio se notabilizou por pintar personagens e eventos bíblicos em situações mundanas, por sua irreverência e pela quebra do “status quo” artístico e por ser um dos precursores da Fotografia.

Portfólio de Bel Young

A série O Poder da Arte apresentada por Simon Schama, retrata a trajetória pessoal e profissional de oito Pintores consagrados, em 8 episódios.

Confira Os 8 Artistas de O Poder Da Arte!

  1. Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio (1570 – 1610), pintor Barroco italiano;
  2. Gian Lorenzo Bernini (1598 – 1680), escultor e arquiteto Barroco italiano;
  3. Jacques-Louis David (1748 – 1825), pintor neoclassisista francês, artífice oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte;
  4. Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669), artista Barroco, aclamado por muitos, o maior pintor holandês de todos os tempos;
  5. William Turner (1775 – 1851), pintor romântico inglês, considerado por alguns, um dos precursores do Impressionismo, em função dos seus estudos sobre cor e luz;
  6. Vincent van Gogh (1853 – 1889), membro do movimento Pós-Impressionista – proclamado um dos maiores pintores de todos os tempos e predecessor do Movimento Expressionista;
  7. Pablo Picasso (1881 – 1973), pintor e escultor espanhol, criador do Cubismo, junto com Georges Braque (1882 – 1963); pintor e escultor francês;
  8. Mark Rothko (1903 – 1970, pintor expressionista abstrato russo radicado nos Estados Unidos).

Em um dos episódios, foi mostrada a vida e a obra de Caravaggio, suas motivações profissionais e pessoais (o qual buscou anunciar a Salvação, por meio do Evangelho e a redenção pessoal), em cada pintura.

Caravaggio e o Barroco

Michelangelo Merisi (1570 – 1610), mais conhecido como Caravaggio é considerado o primeiro grande representante do Barroco (movimento nascido em Roma ligado à Contrarreforma religiosa, com forte influência em países católicos).

Os principais representantes do Barroco, além de Caravaggio, são:

Diego Velásquez (1599 – 1660), retratista e principal pintor da Corte do Rei Filipe IV, da Espanha – autor de As Meninas;

Johannes Vermeer (1632 – 1675), segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVIIconsiderada a Idade de Ouro Holandesacriador de Moça com brinco de pérola;

Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669), considerado por muitos, o maior pintor holandês de todos os tempos – artífice de Ronda Noturna.

Confira 3 Dicas De Como Fotografar Imagens Impossíveis De Ignorar!

A Renascença na obra de Caravaggio

obra de Caravaggio foi influenciada pela Renascença (movimento Artístico surgido na Europa, no século XIV, caracterizado pela redescoberta e revalorização da Cultura Greco-Romana) tanto na forma como no conteúdo.

Já que utilizava a perspectiva, a tridimensionalidade e o jogo de luzes e sombras em suas pinturas, como em Anunciação (1489), de Giovanni Bellini (1430 – 1516).

E tal qual os artistas Renascentistas, era patrocinado ou recebia encomendas de igrejas e de religiosos italianos, como o cardeal mecenas Francesco Maria Del Monte.

E, fundamentalmente, seu tema basilar, também era um dos principais de pintores Renascentistas, qual seja: uma visão mais obscura e realista das Escrituras Sagradas.

Tanto que Caravaggio se notabilizou por pintar personagens e eventos bíblicos em situações mundanas, com impressionante realismo, devido ao uso de fundos rasos, muitas vezes totalmente negros e ao agrupamento da cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos e, também, por sua irreverência e quebra do status quo artístico.

7 Sites De Fotografia Que Te Inspiram A Ser Um Fotógrafo Melhor

Davi com a cabeça de Golias 

A convivência com religiosos católicos também influenciou o trabalho do artesão, visto que seus quadros e pinturas tinham o intuito de propagar a salvação, por meio do Evangelho.

Autor de diversas obras-primas, entre as quais, destaco: Davi com a cabeça de Golias (episódio bíblico narrado em 1 Samuel 17, em que Davi, um jovem pastor de ovelhas vence o gigante e, extremamente, temido Golias – estima-se que ele tinha mais de 3 m de altura).

No quadro, apenas algumas partes de Davi e de Golias são iluminadas e outras são sombras próprias, como nota-se no ombro de Davi (a sombra do seu rosto é projetada na sua omoplata).

A Pintura é um autorretrato, já que o artífice retrata a sua dualidade: ao pintar o David Caravaggio corajoso e o Golias Caravaggio criminoso.

Saiba Como A Obra De Caravaggio E O Barroco Influenciaram A Fotografia

Caravaggio utilizou o Espelho (técnica fotográfica baseada na Óptica Geométrica, em que uma imagem é refletida em uma superfície de água), para retratar Narciso.

Narciso, era um mito grego conhecido por sua beleza e orgulho, que ao olhar sua imagem espelhada na água, apaixona-se por ela.

Tal alegoria deu origem ao Narcisismo (derivado da palavra grega narke “entorpecido”), conceito psicanalítico criado por Sigmund Freud (1856-1939), no final do século XIX.

Caravaggio é considerado um dos precursores da Fotografia, devido ao enquadramento, ao jogo de luzes e sombras que utilizava nos personagens e nos objetos retratados. E, principalmente, pelo pleno domínio da luz.

Sua obra também influenciou Pintores Barrocos Contemporâneos, como o francês Georges de La tour (1593 – 1652), conhecido pelo uso da técnica claro-escuro, concebida por Caravaggio, o holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669) e o espanhol Diego Velásquez (1599 – 1660).

A dualidade de Caravaggio

Ao largo de sua Arte, a vida do artífice foi marcada pela dualidade (pecador e remido, cristão e criminoso) e por inúmeras controvérsias, desde prisões por difamação e desacato à autoridade, até assassinato.

Google Art Project Caravaggio

Portfólio de Bel Young

Curtiu O que Caravaggio e o Barroco têm em comum? Descubra já!? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =