Sumário
Caravaggio e o Barroco. Caravaggio se notabilizou por pintar personagens e eventos bíblicos em situações mundanas, por sua irreverência e pela quebra do “status quo” artístico e por ser um dos precursores da Fotografia.
Portfólio de Bel Young
A série O Poder da Arte apresentada por Simon Schama, retrata a trajetória pessoal e profissional de oito Pintores consagrados, em 8 episódios.
Confira Os 8 Artistas de O Poder Da Arte!
- Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio (1570 – 1610), pintor Barroco italiano;
- Gian Lorenzo Bernini (1598 – 1680), escultor e arquiteto Barroco italiano;
- Jacques-Louis David (1748 – 1825), pintor neoclassisista francês, artífice oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte;
- Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669), artista Barroco, aclamado por muitos, o maior pintor holandês de todos os tempos;
- William Turner (1775 – 1851), pintor romântico inglês, considerado por alguns, um dos precursores do Impressionismo, em função dos seus estudos sobre cor e luz;
- Vincent van Gogh (1853 – 1889), membro do movimento Pós-Impressionista – proclamado um dos maiores pintores de todos os tempos e predecessor do Movimento Expressionista;
- Pablo Picasso (1881 – 1973), pintor e escultor espanhol, criador do Cubismo, junto com Georges Braque (1882 – 1963); pintor e escultor francês;
- Mark Rothko (1903 – 1970, pintor expressionista abstrato russo radicado nos Estados Unidos).
Em um dos episódios, foi mostrada a vida e a obra de Caravaggio, suas motivações profissionais e pessoais (o qual buscou anunciar a Salvação, por meio do Evangelho e a redenção pessoal), em cada pintura.
Caravaggio e o Barroco
Michelangelo Merisi (1570 – 1610), mais conhecido como Caravaggio é considerado o primeiro grande representante do Barroco (movimento nascido em Roma ligado à Contrarreforma religiosa, com forte influência em países católicos).
Os principais representantes do Barroco, além de Caravaggio, são:
Diego Velásquez (1599 – 1660), retratista e principal pintor da Corte do Rei Filipe IV, da Espanha – autor de As Meninas;
Johannes Vermeer (1632 – 1675), segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII, considerada a Idade de Ouro Holandesa, criador de Moça com brinco de pérola;
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669), considerado por muitos, o maior pintor holandês de todos os tempos – artífice de Ronda Noturna.
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A Renascença na obra de Caravaggio
A obra de Caravaggio foi influenciada pela Renascença (movimento Artístico surgido na Europa, no século XIV, caracterizado pela redescoberta e revalorização da Cultura Greco-Romana) tanto na forma como no conteúdo.
Já que utilizava a perspectiva, a tridimensionalidade e o jogo de luzes e sombras em suas pinturas, como em Anunciação (1489), de Giovanni Bellini (1430 – 1516).
E tal qual os artistas Renascentistas, era patrocinado ou recebia encomendas de igrejas e de religiosos italianos, como o cardeal mecenas Francesco Maria Del Monte.
E, fundamentalmente, seu tema basilar, também era um dos principais de pintores Renascentistas, qual seja: uma visão mais obscura e realista das Escrituras Sagradas.
Tanto que Caravaggio se notabilizou por pintar personagens e eventos bíblicos em situações mundanas, com impressionante realismo, devido ao uso de fundos rasos, muitas vezes totalmente negros e ao agrupamento da cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos e, também, por sua irreverência e quebra do status quo artístico.
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Davi com a cabeça de Golias
A convivência com religiosos católicos também influenciou o trabalho do artesão, visto que seus quadros e pinturas tinham o intuito de propagar a salvação, por meio do Evangelho.
Autor de diversas obras-primas, entre as quais, destaco: Davi com a cabeça de Golias (episódio bíblico narrado em 1 Samuel 17, em que Davi, um jovem pastor de ovelhas vence o gigante e, extremamente, temido Golias – estima-se que ele tinha mais de 3 m de altura).
No quadro, apenas algumas partes de Davi e de Golias são iluminadas e outras são sombras próprias, como nota-se no ombro de Davi (a sombra do seu rosto é projetada na sua omoplata).
A Pintura é um autorretrato, já que o artífice retrata a sua dualidade: ao pintar o David Caravaggio corajoso e o Golias Caravaggio criminoso.
Saiba Como A Obra De Caravaggio E O Barroco Influenciaram A Fotografia
Caravaggio utilizou o Espelho (técnica fotográfica baseada na Óptica Geométrica, em que uma imagem é refletida em uma superfície de água), para retratar Narciso.
Narciso, era um mito grego conhecido por sua beleza e orgulho, que ao olhar sua imagem espelhada na água, apaixona-se por ela.
Tal alegoria deu origem ao Narcisismo (derivado da palavra grega narke “entorpecido”), conceito psicanalítico criado por Sigmund Freud (1856-1939), no final do século XIX.
Caravaggio é considerado um dos precursores da Fotografia, devido ao enquadramento, ao jogo de luzes e sombras que utilizava nos personagens e nos objetos retratados. E, principalmente, pelo pleno domínio da luz.
Sua obra também influenciou Pintores Barrocos Contemporâneos, como o francês Georges de La tour (1593 – 1652), conhecido pelo uso da técnica claro-escuro, concebida por Caravaggio, o holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669) e o espanhol Diego Velásquez (1599 – 1660).
A dualidade de Caravaggio
Ao largo de sua Arte, a vida do artífice foi marcada pela dualidade (pecador e remido, cristão e criminoso) e por inúmeras controvérsias, desde prisões por difamação e desacato à autoridade, até assassinato.
Portfólio de Bel Young
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