A Anunciação. Confira Os Segredos de 5 Obras-Primas Natalinas!

Em comemoração ao Natal (celebração do nascimento de Jesus), publico 5 obras-primas natalinas (A Anunciação), sob a ótica de 5 mestres Renascentistas.

Receba Sacadas de Fotografia e Saiba Como Fotografar Imagens Impossíveis De Serem Ignoradas!

5 Obras-Primas Natalinas – A Anunciação

A Anunciação narra o momento, em que o anjo Gabriel anuncia a Maria, que ela conceberá e dará à luz a Jesus (lit. Javé é a Salvação), o Salvador.

Tal episódio foi descrito no livro de Lucas, capítulo 1: “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Lucas 1:31-33.

Confira 5 Obras-Primas Natalinas!

1. A Anunciação – Jan van Eyck

A obra-prima A Anunciação, do pintor Renascentista flamengo Jan van Eyck (1390 – 1441) – considerado um dos maiores de todos os tempos – possui mensagens e imagens cifradas, como as frases escritas de trás para frente e de ponta cabeça: Ave Gra Plena (Maria Cheia de Graça) e Ecce Ancilla Dni (Eis a serva do Senhor).

Tais citações foram decodificadas há poucos anos. Uma hipótese levantada pelos historiadores é que foram escritas desta forma, pois são dirigidas a Deus e, assim, poderiam ser lidas por Ele, do Céu.

A Pintura também contém desenhos de passagens do Antigo Testamento, como o momento, em que Moisés foi encontrado pela filha do Faraó e quando recebeu os Dez mandamentos (janelas superiores) e a vitória de Davi sobre Golias (pintado no tapete, sob os pés de Maria e do anjo Gabriel).

E, principalmente, a imagem dos sete raios de sol – feitos com ouro, a fim de realçar o brilho dos raios – e a pomba (símbolo do Espírito Santo), que incidem sobre Maria, os quais representam o início da salvação da Humanidade, por Jesus, e o começo da Era da Graça.

A Anunciação - Jan van Eyck

Ano: 1434 – 1436

Técnica: óleo sobre tela

Dimensões: 93 × 37 cm

Localização: Galeria Nacional de Arte (Washington, E.U.A.)

O Que Essas 2 Obras-De-Arte Natalinas Têm Em Comum? Descubra Já!

2. A Anunciação – Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci pintou A Anunciação, aos 21 anos. A pintura é considerada a primeira obra-prima do artista. A obra difere das demais, já que a anunciação tem como pano de fundo, um cenário campestre, composto por elementos do vilarejo Vinci, cidade natal do artista.

Da Vinci pintou uma segunda versão do episódio bíblico (1503-1506). Ambas as obras-primas estão expostas no Museu do Louvre, em Paris, na França.

A Anunciação - Leonardo da Vinci

Ano: 1475-1480

Técnica: Pintura a óleo

Dimensões: 98,4 cm × 217 cm

Localização: Museu do Louvre (Paris, França)

Conheça os Segredos de uma Obra-Prima Natalina!

Google Art Project – Leonardo Da Vinci

3. A Anunciação – Sandro Boticelli

Em A Anunciação, Sandro Boticelli (1445 – 1510) usou a perspectiva e a tridimensionalidade em sua Pintura. Boticelli também usou raios de sol incidentes, como van Eyck; porém, sem a pomba (materialização do Espírito Santo).

A Anunciação - Sandro Boticelli

Ano: 1485

Técnica: Têmpera

Dimensões: 19, 1 x 31,4 cm

Localização: Metropolitan Museu of Art (Nova York, E.U.A.)

Você Sabe Tudo Sobre 3 Acontecimentos Históricos e Culturais? Descubra Já!

4. A Anunciação – Giovanni Bellini

Tal qual Boticelli, Giovanni Bellini (1430 – 1516) usou a perspectiva e a tridimensionalidade e, ademais, o jogo de luzes e sombras. O artista pintou os painéis, para decorar o órgão, da Igreja de Santa Maria dos Milagres, localizada em Veneza, na Itália.

Não obstante, a obra-prima de Bellini só podia ser vista por inteiro, quando o instrumento musical estava fechado.

As obras-primas de Sando Boticelli e Giovanni Bellini possuem diversas semelhanças, ademais das já citadas, tais como: a posição dos personagens, o ambiente (janelas e objetos), o formato da porta e o lírio (símbolo de pureza).

A flor está presente em quase todas as obras relacionadas a este evento bíblico. A exceção é o quadro do pintor Fran Angelico.

A-Anunciação-Giovanni-Bellini

Ano: 1489

Técnica: Óleo sobre tela

Dimensões: 225 x 212 cm

Localização:  Gallerie dell’Accademia (Venneza, Itália)

Curtindo Confira Os Segredos de 5 Obras-Primas Natalinas!?

5. A  Anunciação – Fra Angelico

Fra Angelico (1387 – 1455) pintou o quadro A Anunciação em 1426. A Pintura está exposta no Museu do Prado, em Madri, na Espanha. Esta obra-prima pode ser conferida em Pinceladas de Arte (vídeo anexo).

A segunda variante foi concebida entre 1437 e 1446, para o convento de São Marcos, em Florença, na Itália (atual Museu Nacional de São Marcos).

Ano: 1437 – 1446

Técnica: Afresco

Dimensões: 312,5 x 230 cm

Localização: Museu do Prado (Madrid, Espanha)

Receba Sacadas de Fotografia e Saiba Como Fotografar Imagens Impossíveis De Serem Ignoradas!

Curtiu A Anunciação. Confira Os Segredos de 5 Obras-Primas Natalinas!? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − treze =