Leonardo da Vinci, A Anunciação De Um Gênio

Leonardo da Vinci nasceu em 15 de 1452, em Vinci, na Itália. Em 1469, aos 17 anos, da Vinci muda-se para Florença e torna-se aprendiz de Andrea Verrochio (1435–1488).

Durante o estágio no estúdio do artista, (importante artífice da época), Leonardo pintou um anjo no quadro O Batismo de Cristo (1472-1475).

Reza a lenda, que Andrea abandonou a Pintura, após ver o querubim pintado por Leonardo. Tal história foi desmentida, posteriormente. Da Vinci permaneceu 3 anos no estúdio de Andrea.

A  Anunciação

Em 1472, aos 20 anos, Leonardo da Vinci começa a pintar A Anunciação (episódio bíblico momento descrito no livro de Lucas, capítulo 1: 31-33:

(“E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”), sua primeira obra independente, e a termina 3 anos depois, em 1475.

A Pintura, considerada a primeira obra-prima do artista, contém muitos elementos da paisagem do vilarejo Vinci, cidade natal de Leonardo.

A-Anunciação- Leonardo da Vinci

A Anunciação

Ano: 1475-80

Técnica: Pintura a óleo

5 Obras-Primas Natalinas

A Linguagem Cifrada de Da Vinci

Mona Lisa

Em 1482, segue para Milão, onde trabalha para a corte de Ludovico Sforza, como engenheiro, escultor e pintor. Neste ínterim, cria os quadros: A Virgem dos Rochedos (1483 – 1486), pintura concebida para um altar e A Última Ceia (1495 – 1498), afresco pintado com tinta óleo na parede do refeitório do convento Santa Maria delle Grazie, em Milão, igreja construída pelo Duque Lodovico. Tal pintura descascou e foi restaurada. No entanto, acredita-se que mais causou danos do que reparos.

Em 1500, regressa a Florença, onde cria sua Magnum Opus – melhor ou mais popular: a enigmática La Gioconda – Mona Lisa – (Mona é uma abreviação de Madona, minha senhora, em italiano e Lisa, nome da esposa de Francesco del Giocondo, jovem retratada no quadro), a “sorridente”.

Mona-Lisa- Leonardo da Vinci

Mona Lisa

Ano: 1503 – 1506

Técnica: Pintura a óleo

Onde ver: Museu do Louvre (Paris, França)

Em 1503, participa da “Batalha das batalhas“, em que ele e Michelangelo foram convidados a pintar o afresco do Palácio Vecchio. Ambas as pinturas Batalha de Anghiari (mural de 7 x 17 metros), de Leonardo e a Batalha de Cascina, de Michangelo foram destruídas e hoje há apenas desenhos destas criações.

Em 1516, passa a trabalhar para o Rei Francisco I, da França (mecenas, admirador e amigo do artista), com a morte Giuliano de Médici, seu antigo patrocinador e, em 1519, falece nos braços do monarca francês.

Google Art Project 

Legado de Leonardo da Vinci

Autor de obras-primas, tais como A Anunciação (1475-80), A Virgem dos Rochedos (1483 – 1486), O Homem Vitruviano (1492), A Última Ceia (1495 – 1498) e a Mona Lisa – (1503 – 1506), Leonardo Da Vinci é considerado um dos mais maiores e mais importantes pintores Renascentistas (movimento Artístico surgido na Europa, no século XIV, caracterizado pela redescoberta e revalorização da Cultura Greco-Romana).

A trajetória e o legado de Leonardo foram retratados no documentário italiano Leonardo em Vinci: A origem do gênio (2007), de Paolo Brunatto.

 O Homem Vitruviano

O-Homem-Vitruviano- Leonardo da Vinci

O Homem Vitruviano

Ano: 1492

Técnica: lápis e tinta sobre papel

Gênio Polivalente

Em pesquisa realizada pela Universidade de Buffalo (Estados Unidos), em 1999, o artista foi considerado o mais conhecido de todo o milênio e, principalmente, o maior Gênio da Humanidade, visto que dominava amplas áreas do conhecimento: Anatomia, Engenharia, Arquitetura, Matemática, Filosofia, Escultura, Pintura, Música e História Natural. Seus trabalhos e projetos científicos foram esboçados em livros de anotações (muitos em códigos e grafia inversa).

Confira o Museu dedicado à preservação do Legado de Leonardo da Vinci

Curtiu A Anunciação De Um Gênio? Compartilhe o blog Da imagem à poesia, num click!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

Summary
A Anunciação De Um Gênio
Article Name
A Anunciação De Um Gênio
Description
Leonardo da Vinci foi considerado o mais conhecido e o maior Gênio da Humanidade, visto que dominava amplas áreas do conhecimento.
Author
Publisher Name
Bel Young
Comentários
Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *