7 Sites De Fotografia Que Te Inspiram A Ser Um Fotógrafo Melhor

A Fotografia Na Era Digital – O Guia Do Fotógrafo Internauta. Confira 7 Sites de Fotografia Imperdíveis! 

Receba Sacadas de Fotografia e Saiba Como Fotografar Imagens Impossíveis De Serem Ignoradas!

Confira 7 Sites de Fotografia para você adquirir referências fotográficas e bagagem cultural! 

2 Sites de Fotógrafos 

1. Sebastião Salgado

Considerado um dos maiores fotojornalistas da atualidade, Sebastião Salgado (1944) começou sua carreira fotográfica, aos 29 anos, em 1973, na França.

Sebastião trabalhou para as agências Sygma (2 anos), Gamma (4 anos), uma das maiores agências fotojornalísticas (para  o fotógrafo, a sua verdadeira escola de Fotojornalismo) e também na cooperativa fotográfica francesa Magnum (15 anos).

O fotógrafo realizou importantes fotorreportagens, tais como: o atentado a tiros cometido, por John Hinckley, Jr. (a fim de impressionar a atriz americana Jodie Foster), contra o presidente americano Ronald Reagan, em 1981.

Não obstante ter ganhado notoriedade com tais imagens, decidiu tirá-las de circulação, com o objetivo de não ficar conhecido apenas por este trabalho.

Em 1994, fundou a Amazonas Imagens (agência que cuida da obra de Salgado), administrada por Lélia Wanick Salgado. Ainda em 1994, Sebastião e Lélia iniciaram a concepção de Êxodos.

Tal projeto levou 6 anos para ser concluído.

Confira 3 Dicas De Como Fotografar Imagens Impossíveis De Ignorar!

Genesis

Já no início dos anos 2000, Salgado teve o desejo de retratar locais intocados e quase nunca vistos, ao observar a natureza destruída da fazenda de sua família reflorescer,

E, assim, apresentar um mosaico da natureza em seu estado original.

Esta foi a força motriz, por trás de Genesis. O nome faz referência ao dia da Criação do Universo (Gênesis), já que 50% do planeta permanecem como naquele período.

Salgado visitou 32 regiões remotas, divididas em cinco seções geográficas:

  1. Planeta do Sul (as paisagens congeladas e os animais da Antártica, do Sul da Geórgia, as Falklands/Malvinas, o arquipélago Diego Ramirez e as Ilhas Sandwich);
  2. Santuários (as paisagens vulcânicas, a fauna, as populações, a vida selvagem e a vegetação dos diferentes ecossistemas das Ilhas Galápagos, Nova Guiné, Irian Jaya, os Mentawai da Ilha Siberut e Madagascar);
  3. África (a vida selvagem, os animais, a população tribal, os desertos e as antigas comunidades do Delta de Okavango, na Botswana, da Ruanda, do Congo e Uganda, da Namíbia, Sudão, Líbia, Argélia e Etiópia);
  4. Espaços do Norte (as paisagens naturais, a vida animal e indígena do Alasca e do Colorado, nos Estados Unidos, do Canadá, da Rússia e da Sibéria);
  5. Amazônia e Pantanal (a floresta tropical, o Rio Amazonas e a vida de tribos indígenas brasileiras).

O fotógrafo visitou estas regiões, de 2004 a 2011, a fim de fotografar a majestade e a beleza da natureza, bem como de registrar comunidades alheias às transformações ocorridas ao longo dos séculos.

O Que Monet Pode Nos Ensinar Sobre O Poder Da Luz

Publicações

Em 1986, lançou seu primeiro livro, Outras Américas, a publicação retrata as condições de vida dos camponeses e dos índios da América Latina.

Desde então, o artista publicou diversas obras, dentre as quais destaco:

  1. Trabalhadores (1993);
  2. Terra (1997);
  3. Serra Pelada (1999);
  4. Êxodos (2000);
  5. O Fim da Pólio (2003);
  6. Um Incerto Estado de Graça (2004);
  7. O berço da desigualdade (2005);
  8. África (2007);
  9. Genesis (2013);
  10. Perfume de Sonho (2015).

Prêmios

Graças à qualidade e à originalidade do seu trabalho, o fotógrafo recebeu diversas condecorações, dentre elas: Melhor Repórter Fotográfico do Ano, do International Center of Photography de Nova York, Prêmio Jabuti de Literatura: categoria reportagem e o World Press Photo, a mais importante honraria do fotojornalismo mundial.

2. Steve McCurry

Steve McCurry iniciou sua carreira, como fotógrafo “free lancer”, para um jornal da Filadélfia (Estados Unidos) nos anos 70.

Já no início da década de 80, fez sua primeira viagem à Índia (um divisor de águas em sua carreira), já que nessa jornada conheceu um grupo de refugiados afegãos, que o levaram ao Afeganistão.

Naquele país, fotografou a guerra do Afeganistão (1979-1989) e, assim, trouxe ao mundo as primeiras imagens do conflito, incluindo a célebre “Garota Afegã”, retrato de Sharbat Gula clicado no campo de refugiados Nasir Bagh (Paquistão), em 1984.

A imagem Garota Afegã é a mais reconhecida da prestigiada revista National Geographic.

Garota Afegã Sites de Fotografia

Em mais de 30 anos de carreira, Steve realizou inúmeras exposições, publicou mais de 1 dezena de livros e recebeu diversos prêmios, como o Robert Capa Medalha de Ouro e o World Press Photo (4 vezes), o mais importante concurso de Fotojornalismo do mundo.

7 Imagens que marcaram Época

3 Sites de Publicações Fotográficas 

3. National Geographic

Uma das prestigiadas revistas de Fotografia de Natureza do mundo, fundada em outubro de 1888, nos Estados Unidos e editada no Brasil, desde maio de 2000, pela Editora Abril.
National Geographic

Continue lendo 7 Sites de Fotografia

4. Revista Life 

Uma das publicações mais prestigiadas de Fotojornalismo.

Revista, fundada por Henry Luce (1898 – 1967), em 1936, foi a primeira do gênero do mundo.

A Life se tornou célebre por grandes reportagens, como o desembarque das tropas americanas na Normandia e a chegada das tropas de Franco a Madri. Ademais teve entre seus colaboradores fotógrafos como Robert Capa e Alfred Eisenstaedt.
Revista Life

5. Revista Zum

Revista semestral editada pelo  Instituto Moreira Salles (IMS) dedicada à fotografia (ensaios inéditos ou pouco conhecidos de importantes fotógrafos brasileiros e estrangeiros, textos históricos, etc.).

2 Sites de Fotografia 

6. Agência Magnum

Cooperativa fotográfica fundada por Robert Capa (1913 – 1954), Henri Cartier-Bresson (1908 – 2004), David Seymour (1911 – 1956) e George Rodger (1908 – 1995), em 1947. É uma das mais prestigiadas agências fotojornalísticas do mundo.
Agência Magnum

7. Portal Photos

Sítio, referência no setor fotográfico, pertencente à Editora Photos, dedicado à Fotografia Contemporânea (o site contém conteúdo amplo, desde tutoriais, artigos, entrevistas, até dicas de Marketing e Negócios, cursos, concursos e eventos fotográficos).
Portal Photos

Conclusão de 7 Sites De Fotografia Que Te Inspiram A Ser Um Fotógrafo Melhor

Listei 7 Sites de Fotografia, que são referência, para aumentar suas referências fotográficas e bagagem cultural, a fim de te inspirar a fotografar imagens impossíveis de serem ignoradas para se destacar neste mercado tão competitivo.

Boas Fotos!

Receba Sacadas de Fotografia e Saiba Como Fotografar Imagens Impossíveis De Serem Ignoradas!

Curtiu 7 Sites De Fotografia Que Te Inspiram A Ser Um Fotógrafo Melhor!? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *