Sumário
- 1 O guia completo para conseguir investimento para sua Sportech!
- 2 3. Canvas
- 3 4. Validation board
- 4 Como conseguir investimento para a sua Sportech!
- 5 Como fazer um pitch irresistível e conquistar investidores: dicas e truques!
- 6 Modelo de Negócios
- 7 Investimento
- 8 Regras de Ouro
- 9 Como conseguir investimento para a sua Sportech: os principais caminhos para levantar capital e crescer no mercado!
- 10 Confira os 6 tipos de Investimentos!
Da ideia ao financiamento: como conseguir investimento para a sua Sportech e garantir o sucesso do seu negócio!
Você passou incontáveis noites em claro, estudando, pesquisando, rabiscando e amassando muitas folhas, testando várias hipóteses até chegar à “a” ideia.
Pode parecer o fim, mas é apenas o início da sua jornada pra tirar a sua ideia do papel, transformá-la numa Startup Esportiva (organização com um modelo de negócios repetível e escalável, que trabalha em condições de extrema incerteza).
Teste sua paixão pelo futebol. Conecte-se e negocie com outros fãs!
O guia completo para conseguir investimento para sua Sportech!
O guia completo para conseguir investimento para sua Sportech!
Agora, surgem duas grandes dúvidas na sua cabeça:
Como saber se a minha ideia é uma grande oportunidade de negócio?
Como tirar a minha ideia do papel e transformá-la numa Sportech (Startup Esportiva)?
O primeiro passo é testar a viabilidade da sua ideia e saber se há potencial de mercado. Para tal, há diversas ferramentas que auxiliarão você nessa jornada, tais como:
1. Análise 360° da oportunidade de negócios: ferramenta com 10 perguntas, que analisa o alcance (local, nacional ou global), potencial de mercado e rentabilidade da sua ideia de negócio.
2. Proposta de valor: ferramenta que analisa as necessidades e os desejos de consumo dos seus segmentos de clientes.
O quadro tem dois lados: segmento de clientes (necessidades, dores e expectativas) e proposta de valor (Produtos ou serviços, analgésicos e criadores de valor);
Como empresas esportivas podem gerar negócios no LinkedIn!
3. Canvas
Modelo de negócios visual, que analisa a viabilidade do seu negócio. Para tal, é necessário responder a quatro questões principais (o quê, para quem, como e quanto).
Tais itens se referem às quatro principais áreas de uma empresa (clientes, oferta, infraestrutura, viabilidade financeira).
O quê
Proposta de valor: o que torna a sua Startup única, diferente das demais, qual dor/problema resolve;
Para Quem
Relacionamento com clientes: como se relaciona com os seus clientes, por exemplo, a sua Sportech presta atendimento personalizado ou automatizado;
Canais: quais canais/meios de comunicação usa para se relacionar com os clientes, por exemplo, virtual (WhatsApp, site, etc.) ou presencial;
Segmentos de clientes: qual é o público-alvo da sua Startup e as principais características deste segmento;
Como
Atividades Principais: quais são as atividades essenciais para o funcionamento da Startup;
Recursos Principais: quais recursos são fundamentais para o funcionamento da Startup (físicos – fábricas, máquinas, matéria-prima -; intelectuais – patentes, registros, marcas, dados -; humanos – profissionais e financeiros – linhas de crédito, fundos, etc.);
Parcerias Principais: pessoas ou empresas que vão contribuir para o sucesso da Startup.
Quanto
Estrutura de Custos: quanto custa para fazer a sua Startup girar;
Fontes de receita: quanto e como os clientes pagarão pelo valor que a sua Startup oferece.
Vale ressaltar que a modelagem de Negócios precisa ser refeita semanalmente.
4. Validation board
Ferramenta que testa e valida as hipóteses do seu negócio e analisa se a sua ideia vingará ou não.
Nele, há a validação do problema e da solução (MVP – mínimo produto viável – versão enxuta com as funcionalidades básicas da sua ideia).
Teste a sua solução (MVP) com os segmentos de clientes determinados no Canvas.
Anote tudo o que deu certo e corrigiu o que deu errado no quadro de validação.
Vale ressaltar que as validações de hipóteses devem ser realizadas por você, para evitar a manipulação do feedback.
Avalie se a sua ideia precisa de alguns ajustes apenas ou se precisa ser pivotada (completamente mudada).
Agora, chegou a hora de dar o próximo passo, não é mesmo?
Então, você se pergunta: como posso conseguir investimento para a minha Sportech?
Você tem alguns caminhos a seguir.
Tudo vai depender do estágio de maturidade do seu Negócio.
Então, vamos ao que realmente interessa pra você?
Como conseguir investimento para a sua Sportech!
O primeiro passo para conseguir investimento para a sua Sportech é fazer um Pitch Deck matador.
Mas, afinal, o que é Pitch Deck?
Pitch Deck é uma breve apresentação da sua startup para potenciais investidores.
O seu Pitch deve contar uma história, a fim de cativar os seus interlocutores.
Então, vamos à estrutura do Pitch Deck (Powerpoint, PDF e/ou material impresso)?
Como fazer um pitch irresistível e conquistar investidores: dicas e truques!
Sua Sportech
Apresente os membros, as responsabilidades e expertises (formação e experiência) de cada um. Vale destacar que o time é um fator determinante para os investidores.
Apresente a sua Sportech e diga o que busca: smart Money (capital financeiro e intelectual, mentoria) e/ou investimento.
Diga qual necessidade específica do seu público-alvo sua Sportech resolve.
Tanto o problema quanto a solução devem estar relacionados às demandas do seu público-alvo e serem validados junto a eles.
Ressalte qual é o diferencial da sua solução frente às concorrentes;
Demonstre como o seu produto ou serviço funciona.
Modelo de Negócios
Exiba dados sobre o tamanho do seu mercado, público e mercado potenciais;
Liste quem são seus competidores, vantagens e desvantagens de cada;
Mostre quais são as fontes de receita da sua startup (o ideal são 3), como o cliente pagará pela sua solução, qual é a viabilidade financeira do seu Negócio (EBITDA, etc.).
Essa é a parte que mais interessa à maioria dos potenciais investidores;
Além desses, exiba dados sobre vendas (quantos clientes a sua startup tem e se realiza vendas recorrentes). Se ainda não tiver clientes, mostre quando pretende alcançá-los.
Investimento
Reforce/enfatize que tipo de investimento busca (smart money, dinheiro) e demonstre como esse valor será investido ao longo do tempo;
Exiba o valuation (quanto estimado da sua startup). Para fazer esse cálculo, use o fluxo de caixa descontado (FCD);
E, por fim, deixe os seus contatos (e-mail, telefone fixo, celular) com os potenciais investidores.
Regras de Ouro
1. Treine bastante antes de fazer o seu Pitch;
2. Prepare-se para responder perguntas surpresas/espinhosas dos investidores;
3. Abra e feche o seu Pitch de forma impactante;
4. E, por fim, conte uma boa história, a fim de cativar os investidores.
Então, vamos ao que realmente interessa pra você?
Como conseguir investimento para a sua Sportech: os principais caminhos para levantar capital e crescer no mercado!
1.Investimento-anjo: fase de validação do modelo de negócio (ideia) da sua startup. Nessa fase, a sua Sportech pode receber aporte de investidores-anjo, pessoas físicas (grupo de até 30 investidores), que investirão capital intelectual (rede de contatos, mentoria e acompanhamento pessoal) e financeiro próprio no seu negócio.
Os investidores-anjo podem investir até R$1.000.000 e, assim, adquirir participação minoritária na sua startup.
É importante frisar que deve haver sinergia entre você e os investidores-anjo;
2. Investimento Pré-Semente (Pre Seed): fase de desenvolvimento do MVP e identificação do público/mercado ideal da sua startup.
Nesta fase, os aportes vão de R$100.000 a R$400.000 e são realizados por investidores-anjo ou aceleradoras (empresas que investem em negócios de estágio inicial);
Confira os 6 tipos de Investimentos!
3. Investimento Semente (Seed): fase de desenvolvimento do produto ou serviço, expansão da carteira de clientes da sua startup.
Nesta fase, os aportes vão de R$ 400.000 a R$ 2 milhões e são realizados por fundos de investimentos;
4.Série A: fase de expansão da base de clientes, vendas e da criação de produtos ou serviços.
Nesta rodada de investimento, os aportes (entre R$2.000.000 a R$20.000.000) são realizados por empresas de capital de risco (Venture Capital em Inglês), que adquirem uma parcela do capital acionário da sua startup;
5.Série B: fase de escalar a sua startup, uma vez que a sua empresa já tem um modelo de negócios de sucesso.
Nesta rodada de investimento, os aportes podem chegar a dezenas de milhões e são realizados por equity crowdfunding (financiamento coletivo, em que o investidor ganha uma participação acionária ou um título de dívida, que pode ser conversível em ações da empresa apoiada) e private equity (administrados por bancos);
6.Série C em diante: fase de aceleração do crescimento da sua startup, por meio de aquisições de outras companhias ou da expansão em mercados internacionais.
Nesta rodada de investimento, os aportes (podem chegar até centenas de milhões) são realizados por fundos de hedge e private equity (administrados por bancos).
Após consolidar o seu Negócio, a sua Sportech estará pronta para abrir capital na Bolsa de Valores (IPO – initial public offering).
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