Confira As Semelhanças Entre As Imagens De 8 Fotógrafos Consagrados!

Confira As Semelhanças Entre As Imagens De 8 Fotógrafos Consagrados: Sebastião Salgado X Steve Mccurry; Henri Cartier-Bresson X German Lorca; Robert Doisneau X Alfred Eisenstaedt E Peter Lik X Lucas Löffler.

Receba Sacadas de Fotografia e Saiba Como Fotografar Imagens Impossíveis De Serem Ignoradas!

Confira As Semelhanças Entre As Imagens De 8 Fotógrafos Consagrados!

Atrás da estação Saint Lazare X Chuva na cidade e Menina na chuva

As imagens Chuva na cidade (1965) e Menina na chuva (1951), – parte da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) -, de German Lorca, remetem à foto Atrás da estação Saint Lazare, de Henri Cartier-Bresson, (1908 – 2004), tirada em 1932, atrás da Gare Saint Lazare – estação de trem São Lázaro, localizada no centro de Paris.

Atrás da estação Saint Lazare - Henri Cartier-Bresson Chuva na cidade - German LorcaMenina na chuva - German Lorca

Sobre German Lorca

German Lorca, fotógrafo brasileiro, membro do Foto Clube Bandeirante (formado por fotógrafos amadores, que se reuniam para discutir Fotografia e avaliar o trabalho um dos outros. Só aceitavam “Foto Arte” e as selecionadas por eles eram enviadas para salões e concursos fotográficos), considerado um dos pioneiros do Modernismo fotográfico no Brasil.

Confira 3 Dicas De Como Fotografar Imagens Impossíveis De Ignorar!

Sobre Henri Cartier-Bresson

Fotógrafo francês, criador da cooperativa fotográfica Magnum, uma das conceituadas empresas fotojornalísticas do mundo, considerado pai do Fotojornalismo, e autor da frase: “O instante decisivo”, descrito no livro O Momento Decisivo (1952), em que reflete sobre o tempo exato do clique fotográfico.

Para mim, a fotografia é o reconhecimento simultâneo, numa fração de segundo, da significância de um acontecimento, bem como de uma organização precisa de formas que dão a esse acontecimento sua expressão adequada.

Henri Cartier-Bresson

Phantom X Antelope Canyon

A Imagem Phantom, do fotógrafo australiano Peter Lik (1959), foi clicada em 2013, em uma caverna no Antelope Canyon, no estado americano do Arizona.

Em 11 de dezembro de 2014, a efígie, única impressão, foi vendida a um colecionador particular por 6,5 milhões de dólares, o maior valor pago por única imagem na história da Fotografia.

A foto é muito parecida à imagem Antelope Canyon, do fotógrafo alemão Lucas Löffler, clicada em 20 abril de 2006, no mesmo local.

Phantom - Fotografia mais cara do mundoSemelhanças Entre As Imagens De 8 Fotógrafos Consagrados Antelope Canyon - Lucas Löffler  

Curtindo Semelhanças Entre As Imagens De 8 Fotógrafos Consagrados?

Continue lendo e confira mais algumas fotos icônicas!

Será que são 4 Fotografias ou 4 Pinturas? Descubra Já!

O Beijo do Hotel de Ville X Dia de VJ na Times Square

A imagem O Beijo do Hotel de Ville,  mais popular obra de Robert Doisneau, remete à fotografia Dia de VJ na Times Squarede Alfred Eisenstaedt (clicada em 14 de agosto de 1945, logo após o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial, feito por Harry S. Truman, presidente norte-americano).

Semelhanças Entre As Fotos De 8 Fotógrafos Consagrados Dia de VJ na Times Square

Sobre Robert Doisneau

Robert Doisneau (1912 – 1994), considerado um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, notabilizou-se por retratar a Paris do século XX e seus habitantes. Fotografou tanto artistas consagrados, como Picasso, quanto pessoas comuns, como os moradores do subúrbio parisiense em frente à Mona Lisa, no museu do Louvre.

Algumas das suas imagens se tornaram icônicas, como O Beijo do Hotel de Ville, seu Magnum Opus – melhor ou mais popular obra.

Autor de diversos livros, Robert Doisneau  foi premiado com importantes lauréis, tais como: o Grand Prix National de la Photographie, em 1983 e o Prêmio Kodak, em 1947. Sua trajetória foi mostrada no longa Bonjour Monsieur Doisneau, de Sabine Azéma.

Trabalhadores x Ouro Negro

Sebastião Salgado fotografou, de 1986 a 1992, o trabalho penoso, muitas vezes, escravo de homens e mulheres em diversas regiões do mundo, como os mineiros de Serra Pelada, no Brasil, os pescadores de atum da Sicília, na Itália, combatentes de incêndios em poços de petróleo no Kuwait, país localizado no Golfo Pérsico.

A imagem é similar à série Ouro Negro (1991), que retratam a Guerra do Golfo (1990 – 1991). As fotos foram clicadas por Steve McCurry.

Semelhanças Entre As Imagens De 8 Fotógrafos Consagrados - Trabalhadores-Sebastião-Salgado  Ouro Negro - Steve McCurry Semelhanças Entre As Fotos De 8 Fotógrafos Consagrados

Curtindo Semelhanças Entre As Imagens De 8 Fotógrafos Consagrados?

Continue lendo e confira a trajetórias de Sebastião Salgado e Steve McCurry

Sobre Sebastião Salgado

Considerado um dos maiores fotojornalistas da atualidade, Sebastião Salgado (1944) começou sua carreira fotográfica, aos 29 anos, em 1973, na França.

Sebastião trabalhou para as agências Sygma (2 anos), Gamma (4 anos), uma das maiores agências fotojornalísticas (para  o fotógrafo, a sua verdadeira escola de Fotojornalismo) e também na cooperativa fotográfica francesa Agência Magnum (15 anos).

Salgado realizou importantes fotorreportagens, como o atentado a tiros cometido, por John Hinckley, Jr., contra o presidente americano Ronald Reagan, em 1981.

Não obstante ter ganhado notoriedade com tais imagens, decidiu tirá-las de circulação, com o objetivo de não ficar conhecido apenas por este trabalho.

Em 1994, deixou a Magnum e fundou a agência Amazonas Images (cuida apenas da produção e obra de Sebastião), administrada por Lélia Wanick Salgado.

Publicações

Em 1986, Sebastião Salgado lançou seu primeiro livro, Outras Américas, a publicação retrata as condições de vida dos camponeses e dos índios da América Latina.

Desde então, o artista publicou diversas obras, dentre as quais, destaco:

  • Trabalhadores (1993);
  • Terra (1997);
  • Serra Pelada (1999);
  • Êxodos (2000);
  • O Fim da Pólio (2003);
  • Um Incerto Estado de Graça (2004);
  • O berço da desigualdade (2005);
  • África (2007);
  • Genesis (2013);
  • Perfume de Sonho (2015).

Prêmios

Graças à qualidade e à originalidade do seu trabalho, o fotógrafo recebeu diversas condecorações, dentre elas: Melhor Repórter Fotográfico do Ano, do International Center of Photography de Nova York, Prêmio Jabuti de Literatura: categoria reportagem e o World Press Photo, a mais importante honraria do fotojornalismo mundial.

Sem ideias? Veja 4 fatos Sobre Sebastião Salgado Para Te Inspirar!

Sobre Steve McCurry

Steve McCurry iniciou sua carreira, como fotógrafo “free lancer”, para um jornal da Filadélfia (Estados Unidos) nos anos 70.

Já no início da década de 80, fez sua primeira viagem à Índia (um divisor de águas em sua carreira), já que nessa jornada conheceu um grupo de refugiados afegãos, que o levaram ao Afeganistão.

Naquele país, fotografou a guerra do Afeganistão (1979-1989) e, assim, trouxe ao mundo as primeiras imagens do conflito, incluindo a célebre “Garota Afegã”, retrato de Sharbat Gula clicado no campo de refugiados Nasir Bagh (Paquistão), em 1984.

A imagem Garota Afegã é a mais reconhecida da prestigiada revista National Geographic.

Em mais de 30 anos de carreira, Steve realizou inúmeras exposições, publicou mais de 1 dezena de livros e recebeu diversos prêmios, como o Robert Capa Medalha de Ouro e o World Press Photo (4 vezes), o mais importante concurso de Fotojornalismo do mundo.

Receba Sacadas de Fotografia e Saiba Como Fotografar Imagens Impossíveis De Serem Ignoradas!

Curtiu Confira As Semelhanças Entre As Imagens De 8 Fotógrafos Consagrados? Compartilhe!

Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *