Sumário
Confira o artigo 7 fotos que fizeram História, escrito por mim, publicado no Portal Photos, referência no setor fotográfico.
Portfólio Bel Young
Anunciada em 19/08/1839, na Academia de Ciências da França, a Daguerreotipia (criada pelo francês Louis Mandé Daguerre), leia-se, Fotografia, chegou ao Brasil, cinco meses depois (16/01/1840), por meio do abade Louis Compte, o qual apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II, primeiro fotógrafo brasileiro.
Hercule Florence X Dia Mundial da Fotografia
A autoria da invenção é controversa, já que há relatos de que Hercule Florence, francês radicado no Brasil, fazia experiências com métodos de ‘impressão de luz’, anos antes que seus conterrâneos.
Hercule cunhou o termo Photographie, em 15/08/1832, em Campinas (interior de São Paulo), para descrever a técnica de captar, projetar e registrar imagens. Essa resenha encontra-se no livro Hercule Florence: 1833, a descoberta isolada da fotografia no Brasil (Editora Duas Cidades – 1976), de Boris Kossoy.
A Fotografia no Brasil e no mundo
Consolidada, a Fotografia ampliou o leque de vertentes, desde a sua invenção até os dias de hoje, perpassando por diferentes gêneros, dentre os quais, destaco o Fotojornalismo.
O gênero teve início em 1887, com a publicação do jornal Daily Herald, primeiro panfleto ilustrado com fotos, consolidou-se nas décadas de 40 e 50, com a criação da agência Magnum (cooperativa fotográfica, criada por Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David Seymour e George Rodger) e do prêmio anual World Press Photo, respectivamente.
No Brasil, a Fotografia Jornalística marcou presença a partir do lançamento da revista O Cruzeiro (1928), difundiu-se com a criação: do Foto Clube Bandeirante (1939), que reunia nomes como Thomas Farkas; das revistas O Cruzeiro (1928), Manchete (1950), Realidade (1966), Veja (1968), do prêmio Esso de Jornalismo (1955) e dos jornais diários de grande circulação (década de 60).
Veja Como Eram Produzidas E Editadas As Fotos Analógicas
A Fotografia se difundiu, com a criação: do Foto Clube Bandeirante (1939), que reunia nomes como Thomas Farkas; das revistas O Cruzeiro (1928), Manchete (1950), Realidade (1966), Veja (1968), do prêmio Esso de Jornalismo (1955) e dos jornais diários de grande circulação (década de 60).
Fotojornalismo Humanista
Alicerçado no Brasil, o Fotojornalismo Humanista (maior ênfase no caráter documental e jornalístico), difundiu-se, ao ser adotado pela revista O Cruzeiro (principal publicação ilustrada brasileira da primeira metade do século XX); a partir de 1947, com a contratação de fotógrafos, tais como: Flávio Damm, Luiz Carlos Barreto, Henri Ballot e Eugênio Silva, dentre outros.
No modelo anterior, abraçado pelo periódico em 1943, com a contratação de Jean Manzon, eram realizadas fotorreportagens inspiradas nas revistas europeias, como Vu e Voilà, baseadas no sensacionalismo jornalístico.
Confira 7 fotos que fizeram História!
1. Garota afegã (Steve McCurry – 1984)
A imagem Garota afegã, de Steve McCurry, foi tirada em 1984, no campo de refugiados Nasir Bagh (Paquistão). A imagem é comparada ao Quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci; e popularmente conhecida, como a Mona Lisa afegã.
No fundo, a Fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa.
Roland Barthes
Confira 3 Dicas De Como Fotografar Imagens Impossíveis De Ignorar!
2. Napalm girl (Nick Ut – 1972)
A imagem de Phan Thị Kim Phúc, garota vietnamita de nove anos, foi tirada por Nick Ut, enquanto, Phan corria nua pelas ruas do vilarejo, em que morava, após ser atingida por explosivos napalm, em 8 de junho de 1972. A imagem tornou-se símbolo de crítica à guerra do Vietnã.
Após a publicação desta foto pela Agência Associated Press, o mundo atentou para o extermínio, e os protestos aumentaram a pressão para que o governo americano findasse o combate no país asiático. A imagem venceu o Word Press Photo, de 1972, e o Prêmio Pulitzer de Melhor Fotografia (1973).
3. Guerrilheiro heroico (Alberto Korda – 1960)
A imagem Guerrilheiro heroico, de Alberto Korda, foi tirada em 5 de março de 1960, em Havana (Cuba), porém, foi publicada apenas em 1967, com a morte de Che. A efígie de Che Guevara é uma das mais reproduzidas da história da Fotografia e símbolo do Socialismo.
Curtindo 7 Fotos Que Fizeram História?
Continue lendo e confira mais 4 fotos que fizeram história!
4. O rebelde desconhecido (Jeff Widener – 1989)
A imagem O rebelde desconhecido, de Jeff Widener, foi clicada em 1989, na Praça Tiananmen, mais conhecida como Praça da Paz Celestial, em Pequim (China), no momento em que estudantes e trabalhadores protestavam contra o Governo Totalitário Chinês.
7 Sites De Fotografia Que Te Inspiram A Ser Um Fotógrafo Melhor
Veja Mais 3 Fotos Que Fizeram História!
5. Touché (Wilton Junior – 2011)
Touché – Wilton Junior
A fotografia Touché, de Wilton Junior, foi clicada em agosto de 2011; no instante, em que a presidente Dilma Rousseff entregava espadins a cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).
A imagem é uma metáfora da crise política e institucional brasileira, visto que mostra Dilma sendo atingida por uma espada, portada por um militar. Tal efeito se deveu ao achatamento de planos, devido ao uso de uma lente teleobjetiva.
Em 2011, a foto foi laureada tanto com o Prêmio Esso de Jornalismo quanto com o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha.
6. Passeata dos Cem Mil (Evandro Teixeira – 1968)
A imagem Passeata dos Cem Mil, clicada em 26 de junho de 1968, por Evandro Teixeira (1935), retrata os protestos contra a autocracia militar brasileira, e é produto das manifestações de maio de 1968, conhecida como a Revolução Jovem, ocorridas ao redor do mundo afora.
Tais protestos exigiam melhores condições de vida e liberdades civis (mundo afora), e a queda da ditadura no Brasil, após o golpe de estado de 1964. O poema Diante das fotos de Evandro Teixeira, de Carlos Drummond de Andrade foi inspirado nas fotos do fotojornalista.
As 5 Melhores Práticas Para Você Otimizar As Suas Imagens!
7. JK (Gervásio Baptista – 1960)
A fotografia realizada em 21 de abril de 1960, por Gervásio Baptista, registra a inauguração de Brasília, a nova capital federal, símbolo maior da Modernização do país. A imagem, capa da extinta Revista Manchete, rodou o mundo.
Qual das 7 Fotos Que Fizeram História é a sua preferida?
Deixe o seu comentário!
Portfólio Bel Young
Curtiu 7 Fotos Que Fizeram História? Compartilhe!
Antes de imprimir, pense. O meio ambiente agradece.